"Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço."
Álvaro de Campos
E esta resignação que me impele a vergar-me sobre mim mesma, procurando regressar a um útero que já não está preparado para me acolher, visto que estou revestida pelas impurezas do mundo, mata-me de forma suave para que eu não repare, até soltar o último suspiro (também ele resignado).
Dei hoje conta, após uma pergunta que me fizeram, que este cansaço me tem vindo a retirar de forma inteligente o prazer natural que tinha eu pelas coisas.
Sou hoje mais mundana, mais deixa-correr, mais amanhã-a-coisa-muda...
O meu espírito revoltado dói como um corpo carcomido pedindo por ajuda inútil.
E o tempo passa e o meu coração entorpece.
Sou hoje um pouco mais inútil do que ontem e um pouco menos inútil do que amanhã.
A luz não desaparece, mas tão dispersa não é visível aos meus olhos, por isso é como que não existisse.
Pergunto-me se algum dia isto realmente irá mudar, se o meu "dom" para a escrita se dissolverá no meio de todos os outros que já não são, e eu poderei finalmente ser feliz.
Olho para cima, mas tenho rapidamente de desviar o olhar de ti, meu Senhor, que inventaste o Sol para dar vida às flores e a nós, mas também para que não te pudéssemos enxergar. És a eterna dúvida que persiste nos nossos corações, e também a nossa maior certeza.
Certeza essa que se reflecte, felizmente, no amor. É a única coisa que me segura e mesmo assim sinto-me a arrastar-me em vão, procurando por palavras que possam expressar a ajuda que preciso e que a minha boca cala. Que o meu espírito cala, por não querer aceitar ser assim inútil.
Folgo em saber que não estou sozinha, porque me mandaste um par de anjinhos que procuram bombear sangue do bom no meu coração.
Até as rosas têm espinhos... Até os girassóis deixam de resistir...
Até nós morremos, apesar de ninguém acreditar realmente até chegar a nossa hora.
Por favor, isto é tão duro, mas não deixes que a hora chegue até que eu consiga ser feliz...
No comments:
Post a Comment
Please feel free to leave a comment :)