14.9.17

Erasmus na Suéca - Dia 31

Já quase que me esquecia de escrever aqui, acreditam? Eu sou uma pessoa de rotinas e de ordem. Adoro sentir as coisas dentro do meu controlo. Gosto de folhear a minha agenda várias vezes ao dia e confirmar todos os meus planos para os dias que se sucedem. Dá-me um propósito!
E eu gosto muito da minha rotina aqui. Sinto-me bem. Até as idas ao supermercado são uma emoção, pois cada vez que vou descubro novas coisas vegetarianas que me dão imensa vontade de experimentar ou típicas daqui e a que me vou habituando (salada de batata fria... aqui há aos potes! É só abrir a embalagem e comer.)

E, parecendo que não, estar trinta dias sem uma única pessoa a questionar "como é que aguentas não comer carne e peixe?" ou "Que horror, eu não conseguia ser vegetariano" ou "Se toda a gente fosse como tu havia excesso de vacas no planeta" cada vez que vêem o meu almoço é bom. A sociedade aqui é claramente mais desenvolvida. E as pessoas mais informadas. Mesmo as pessoas que não são vegetarianas sabem que ser-se vegetariano contribui para a redução da pegada ecológica, logo ninguém ousa sequer criticar esta minha decisão que diz tanto sobre aquilo que eu sou, defendo e acredito. Sinto-me aceite aqui, a esse nível pelo menos!

Há uma preocupação com a sustentabilidade de uma forma tão natural. Por exemplo, na disciplina de Consumer Behaviour, uma grande parte do tempo é dedicada à discussão do pós-consumo. O que acontece às coisas depois de as consumirmos e o problema que isso é. Reciclar, descartar, consumir em excesso aquilo que não é preciso, etc. 

Dia de hoje, resumidamente:

10h - 12h --> Scandinavian Consumer Behaviour
12h - 14h --> Pausa para Almoço (ainda tinha o meu querido tofu com arroz integral)
14h - 16h --> Scandinavian Consumer Behaviour
16h - 17h --> Compras no ICA
17h - 19h15 --> Aula de Sueco
19h15 - agora --> Jantar + Lavar a Loiça + Procrastinar no computador (nomeadamente decidir atividades a fazer das duas vezes em que vou à Lapónia, Outubro e Dezembro!)

Posts assim não custam nada. Amanhã tenho a daytrip para Gotemburgo com a Emmi, Tia e Fiona. Espero que o tempo dê tréguas! Aqui na Suécia nunca se sabe :)

Beijinhos,

Inês

4 comments:

  1. Gostei Inês. Estás óptima.
    Beijinhos do Porto até ao teu T0.

    ReplyDelete
  2. Beijinhos para ti Inês. Cada vez mais adaptada e feliz. Se falhares um dia de escrita no blog não tens que te preocupar pois és uma jovem que quando quer, pode ou necessita fá-lo.
    Mais uma vez parabéns e também pela escolhas que tens feito na tua vida.
    Qualquer dia és uma portuguesa com hábitos Sueco.
    Fica bem e excelente fim de semana

    ReplyDelete
  3. Uma sociedade avançada apesar de aparentemente não parecer evoluída! Como te compreendo! :)

    ReplyDelete
  4. "A sociedade aqui é claramente mais desenvolvida. E as pessoas mais informadas."
    E eu acrescentaria: e mais respeitadoras da individualidade e "timing" de cada um.

    Como leitora, tem sido muito interessante acompanhar as tuas aventuras e descobertas pela Escandinavia, e verificar as tuas impressoes a uma nova cultura, nao so pela obvia diferenca de idades que nos separa, mas sobretudo porque apesar de termos a mesma base cultural, deixei de me identificar com algumas formas de estar e pensar da sociedade portuguesa.

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)