15.9.17

Erasmus na Suécia - Dia 32 (Arquipélago do Sul de Gotemburgo)

Boa noite a todos os tugas do meu coração,

Acordei às 8h com um céu azul, um bom prenúncio para o dia de hoje.
Dado que o autocarro era só às 10h30, aproveitei para acrescentar umas frases ao meu assignment de sueco com vocabulário e gramática que aprendi na última aula e submeti novamente a composição no ping-pong (a plataforma online que usamos aqui, equivalente ao conhecido moodle). O deadline é apenas domingo, mas assim já não tenho de me preocupar mais com isso.
Comecei a ler um dos artigos incluídos na literatura recomendada de Scandinavian Consumer Behaviour, para me preparar para o home assignment da próxima semana, em que vou ter de escrever uma essay sobre um tema qualquer surpresa.

Às 9h fui tomar um banho quentinho e depois tomei o pequeno-almoço (iogurte, pão com queijo e copo de sumo) e preparei as coisas para a daytrip. Para o almoço levei dois pães suecos que eu adoro (pensei que ia morrer de saudades do pão português, e é verdade que não há nada como uma broa de milho quentinha, acabada de cozer, mas este pão também ganhou um lugar no meu coração!), queijo, uma banana, cenouras bebés e hummus com paprika (nunca tinha experimentado este snack antes, mas a verdade é que adoro e é saudável!). Também levei bolachas de gengibre e água. Pus um cachecol dentro da mochila, porque aqui nunca se sabe e às 10h desci, pois combinei com a Tia caminharmos juntas até à estação.
Chegadas à estação, a Fiona e a Emmi já lá estavam, e às 10h30 apanhámos o autocarro para Gotemburgo, que demora uma hora.

Na estação de Gotemburgo comprámos um bilhete válido para todo o dia nos transportes públicos (aproximadamente 9€) e apanhámos um tram até Saltholmen, o local de partida para apanharmos o ferry. Hoje decidimos passar o dia a conhecer algumas das ilhas do arquipélago a sul de Gotemburgo, e escolhemos duas pequeninas: Donsö e Köpstadsö.

Na primeira ilha, caminhámos um pouco e parámos para almoçar numa praiazinha (note-se que aqui as praias não são como as nossas, não há areia branca e fina!) e depois estivemos a explorar o terreno e a tirar fotografias. Estava a tirar uma fotografia com a Emmi e até brincámos com o facto de ela ter dito: "yes, you can touch me! Now you can write on your blog that you managed to touch a Finn!" enquanto tirávamos uma fotografia juntas eheh. Nunca sei se devo "abraçar" ou não a tirar fotos porque os finlandeses são mais reservados no que toca a contacto físico (excepto quando estão bêbedos, é claro).
Estava mesmo bom tempo: 17graus e o sol brilhava no céu, pelo que até decidimos comer um gelado enquanto esperávamos que o ferry chegasse para nos levar à segunda ilha a visitar.

Já em Köpstadsö, estivemos também a passear por entre as casinhas típicas (que parecem ser na sua grande maioria casas de férias, pois a ilha estava bastante silenciosa) e a tirar fotografias. A Fiona estava contentíssima... ela é da Áustria e já não via o mar há quatro anos! Estava mesmo, mesmo contente.
Às 16h30 apanhámos o ferry de volta a Saltholmen.
De regresso à "main land", fomos em direcção ao centro comercial Nordstan, bastante grande, uma vez que tínhamos decidido jantar aí por ser à beira da estação. Ainda bem, porque começou a chover a potes!!!

Decidimos jantar num restaurantezinho onde pude comer um prato com falafel, batatas fritas, legumes e ainda um buffet de saladas (com lentilhas, beterraba. etc) e uma Pepsi (aqui é mais comum que Coca-Cola!) por 120kr. Nada mau! Sim, meus caros, eu jantei às 17h30 da tarde! Visto desta forma, já não me faz confusão os shoppings fecharem às 20h, pois que remédio, a essa hora já está toda a gente mais que jantada!

Durante o jantar falámos de política e de mais uma vez como os nossos países são diferentes, como as pessoas são diferentes. As pessoas aqui confiam no sistema, sentem-se protegidas pelo sistema, e por isso seguem as regras. É por isso que não é preciso andarem pessoas a controlar os bilhetes nos autocarros e ferrys, por exemplo... Toda a gente paga! Claro que há exceções, claro que há crime (maioritariamente devido ao fluxo recente de imigração, infelizmente), como em todo o lado, mas a mentalidade no geral é diferente e cada vez mais me apercebo disso nas pequenas coisas do dia-a-dia.

Apanhámos o autocarro de regresso às 19h40 e agora aqui estou de volta ao meu pequeno ninho de 20m2, contente por ter tido mais um dia bem passado e com bom tempo. Vou-me deitar agora para ver se amanhã aproveito a manhã para estudar, já que combinei ir com a Essi passear a Jönköping durante a tarde! :) Jönköping também é a uma hora de autocarro de Borås, mas para a direita, enquanto que Gotemburgo é à esquerda. Cheguei a ir lá com os meus pais quando fomos comprar as coisas para o meu apartamento no IKEA!

Beijinhos,

Inês













1 comment:

  1. Sinto- me em harmonia com estas fantásticas fotografias 😍😘
    😍💓🌻

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)