9.9.17

Erasmus na Suécia - Dia 26

Boa noite,

Hoje foi um dia longo e preenchido. Para verem, caminhámos um total de 22km
!
Acordámos às 8h30 e estivemos a tomar o pequeno almoço no quarto, pois tínhamos pastéis de nata e um pão da Suécia que eu trouxe e adoro!
Decidimos ir a pé até ao centro e começámos com um passeio de barco pelos canais de Copenhaga às 10h, com a duração de uma hora, onde pudemos ver algumas das paisagens mais emblemáticas da cidade e tirar a fotografia da praxe à Pequena Sereia, personagem de uma das histórias mais conhecidas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
De seguida andámos a passear pela zona de Nyhavn (onde estão aquelas casas todas coloridas) e fomos caminhando em direção ao palácio Amaliensborg para assistir ao render da Guarda às 12h. Uma cerimónia tão engraçada quanto ridícula, como o são todos os protocolos reais.
Após assistirmos ao "desfile" dos guardas,  decidimos ir almoçar ao Papiroen, uma espécie de armazém com imensas barraquinhas de street food de todo o mundo e que será infelizmente demolido no final do ano. Adorei! Estava imensa gente, também porque estava a chover imenso nesta altura (parece Inverno) e as pessoas procuravam, naturalmente, um local para se abrigarem. Eu e o Francisco partilhámos uma portobello club sandwich, um cartucho de batatas fritas ótimas e uma Pepsi. Estava tudo mesmo bom! Havia diversas opções vegetarianas, pelo que até tive dificuldade em escolher :)

De barriga cheia fomos novamente até ao palácio Amaliansborg, desta vez para visitar a parte que é aberta ao público. Foi giro conhecer mais sobre o dia-a-dia e história da família real dinamarquesa. É impressionante como estes países tão desenvolvidos e prósperos (Escandinávia) não abdicaram da monarquia.
Aproveitámos também para ir ver a Igreja Marmorkirken, que deve o seu nome ao facto de ter mármore em toda a sua fachada exterior.

Terminada a visita fomos até ao palácio Christiansborg, também conhecer o mesmo por dentro. Vimos os aposentos reais utilizados para a receção de convidados, os estábulos, as ruínas, a torre... E ainda bem, pois chovia imenso lá fora e assim mantivemo-nos ocupados.

Por volta das 17h fomos até à Round Tower ver a vista panorâmica sobre Copenhaga. Esta torre tem o observatório astronómico mais antigo do mundo em funcionamento, mas infelizmente o telescópio só pode ser utilizado às terças e quartas. O tempo não dava tréguas, pelo que foi só mesmo ver a vista e voltar a descer rapidamente, com uma pausa para o Francisco ir secar as meias e as sapatilhas após ter metido "a pata na poça" acidentalmente (sim, chovia mesmo muito).

Andámos pela zona das lojas e entrámos em algumas para escolher um íman para o frigorífico, e depois fomos em direção ao Tivoli Gardens, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo em funcionamento. Com o copenhagen card tínhamos acesso gratuito ao parque, pelo que tivemos "apenas" de comprar o bilhete para poder andar nas diversões que quiséssemos. Já não ia a um parque de diversões aos anos, e andámos em quase todas as atrações, incluindo algumas assustadoras cheias de loopings. Enfim, nem se pode pensar muito! O parque é encantador e quando a noite chega a iluminação transforma o cenário num conto de fadas.

Jantámos por lá num restaurante com comida asiática uns noodles de legumes com tofu que estavam bastante bons e depois, já super cansados, apanhámos o autocarro de volta ao hotel.
E aqui estou! Super estafada e amanhã mais um dia cheio de coisas para fazer. Espero que a chuva dê mais tréguas do que hoje.

PS: parabéns à minha irmã, que foi oficialmente colocada na Faculdade de Medicina da muy nobre Universidade do Porto 😘 Boa sorte naquela que será certamente uma das melhores fases da tua vida!

Beijinhos,

Inês











1 comment:

  1. Lembro-me bem de teres estado aqui em 2002 em Nyhavn connosco...carregavas (para todo lado) o peluche do ET! :)

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)