10.9.17

Erasmus na Suécia - Dia 27

Boa noite a todos,

Hoje foi um dia novamente muito preenchido, mas com o bónus de o céu nos ter presenteado com nuvens brancas e um sol radiante, ainda que o frio se mantivesse.

Acordámos novamente às 8h30 e após nos arranjarmosp apanhámos um autocarro, comprámos uns pães, uns sumos e uns croissants para o pequeno almoço e às 10h estávamos no Castelo Rosenborg. Estivemos a ver os jardins, o Francisco esteve compenetrado a tentar tirar-me a foto perfeita com o castelo (ele é muito paciente!) e depois estivemos a visitar o mesmo por dentro. O valor do recheio do castelo é mesmo imensurável... Então o tesouro da coroa, nem se fala....

Após visitar o castelo estivemos a passear mais um pouco pelos jardins adjacentes e depois seguimos para o Torvehallerne, um mercado onde se pode comprar comida, quer para cozinhar ou para comer no local. Eu escolhi um pastel coreano que acabou por ser demasiado picante e o Francisco uma sande de picanha. Só faltava mesmo a caipirinha :)


Após almoçarmos decidimos aproveitar o bom tempo e ir passear um pouco pelo jardim botânico. Passeio dado, o Francisco queria tomar o seu café (hábito de adulto que, felizmente, não herdei), e parámos num sítio adorável e muito confortável, com uns sofás e etc. Energias restabelecidas e seguimos para o Museu Nacional da Dinamarca, onde estivemos 1h30 à vontade, que aquilo tem exposições desde os tempos do Homem de Neanderthal até à actualidade. Foi muito giro.

Após visitar o museu apanhámos um autocarro para ir visitar a cidade livre de Christiania, sendo que o autocarro nos deixou mesmo à porta da Church of Our Savior, que tem uma torre engraçadíssima, e como a visita estava também incluída no Copenhagen Card e o tempo estava bem melhor do que ontem, decidimos ir. A subida é um bocadinho claustrofóbica, com escadas que nunca mais acabam, mas chegando ao topo a vista é espectacular... E ainda há umas escadas suplementares que permitem alcançar um ponto ainda mais alto! Lá subi, de mão dada ao Francisco. Apesar de não deixar que isso me limite, tenho um bocado medo de alturas e vertigens quando não me sinto muito segura. Tirámos umas fotos muito fixes e voltamos a descer tudo.

Agora sim, rumo a Christiania, uma cidade autoproclamada independente dentro de Copenhaga e onde vivem cerca de 850 pessoas. Esta comunidade surgiu em 1971 devido à rejeição dos ideais capitalistas e rege-se por regras próprias, de onde se destaca a livre circulação de drogas leves (vendidas a mercado aberto na famosa "Pusher Street"). É sem dúvida um mundo à parte. Muito interessante para conhecer, na minha opinião.

Acabada a visita, apanhámos novamente um autocarro até à Estação Central de Copenhaga e aí um comboio até à estação Carlsberg, uma vez que o Francisco queria ir ao Carlsberg Visitors Center. Foi giro e ainda aprendi umas coisas sobre a marca, mas o Francisco ficou desiludido, porque já visitou o centro da Heineken em Amesterdão e esse sim é espectacular, pelos vistos... :p A vantagem é que a Carlsberg detém a Sommersby, e então pude beber Sommersby nas duas bebidas grátis a que tínhamos direito :)

Depois desta visita, uma vez que já passava das 19h e estávamos com vontade de comer hambúrgueres, descobrimos o restaurante Cocks and Cows, que tem duas opções vegetarianas, e deliciamo-nos com um hambúrguer, batatas fritas na hora e Pepsi max (tudo por 25€, mas pronto, já se sabe ao que se vai aqui na Escandinávia...). 

Depois do jantar, dado que ainda eram 20h30, fomos ter com um amigo do Francisco que vive aqui em Copenhaga há 3 anos e estivemos na conversa até perto das 23h, em que decidimos vir embora, pois temos de acordar cedo amanhã (novamente).

Uma vez que vimos imensas coisas hoje, decidimos que vamos fazer uma viagem um pouco mais longa para ir ver o Palácio de Frederiksborg amanhã. 
Que pena estas mini-férias já estarem a chegar ao fim, mas tem que ser :)


Beijinhos,

Inês





















2 comments:

  1. Christiania é de facto um local curioso! Lembro-me que neste local hippie existiam apenas 3 regras: nao correr, não fotografar e divertir-se!

    ReplyDelete
  2. Belo dia sim. Belas fotos. Aproveitem bem a noite e o dia amanhã. Beijinhos aos dois

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)