8.10.17

Erasmus na Suécia - Dia 55 (Ice Hotel)

Boa noite!

Hoje de manhã acordámos às 8h. Dormi mesmo muito bem! Após uns momentos de preguicite, lá nos levantámos e começámos a arrumar a casa.

Às 9h fomos para a boat house, onde está a sauna. Desta vez o Francisco já levou lenha mais seca da cabine (a da boat house é mais húmida por estar tão perto do rio), pelo que demorámos apenas uns quinze minutos a acender a "lareira" da sauna.

Que bom que pudemos outra vez usufruir da mesma! Adoro estar sentada e sentir a temperatura a aumentar enquanto vou despejando água nas pedras (que fazem libertar mais vapor). É mesmo bom e relaxante.

Foi também aqui na sauna que tomámos banho: trouxemos um balde de água do rio (muito fresca), e tínhamos já despejado alguma água a aquecer na sauna (no depósito que está acoplado à "lareira"). Misturámos a água fria com a quente e depois, com a ajuda de uma espécie de colher mais larga e funda, íamos retirando água e despejando sobre o corpo. Soube mesmo bem!

Vestimo-nos a olhar o rio (que frio!), e depois caminhámos de volta à cabine, onde tomámos o pequeno almoço com as coisas que tínhamos (pão, queijinhos babybel, tangerinas e maçãs e sumo de laranja).

Nisto já eram 11h, pelo que pusemos tudo no carro, despedimo-nos da senhora que mora na casa em frente (e da sua cadela, super fofa) e pusemo-nos a caminho em direção ao Ice Hotel.

O Ice Hotel é conhecido mundialmente e esta é a primeira vez que estão abertos 365 dias, numa estrutura que está permanentemente a - 5 graus. Em Novembro, com o aparecimento da neve, começam a construir a outra estrutura temporária (a que existia apenas antes).

Fizemos uma visita guiada e pudemos conhecer um pouco da história do hotel, bem como visitar o centro de produção onde armazenam o gelo e a neve durante todo o ano para depois serem construídos os quartos. Todos os anos candidatam-se artistas internacionais com projetos para a execução de um quarto, sendo que cada um acaba por ser único e uma verdadeira obra de arte. 


Depois pudemos visitar o Ice Hotel 365 por dentro. É espectacular! As fotografias não fazem jus às autênticas obras primas que são cada quarto. Entrámos em todos e tirámos imensas fotografias, sendo que depois eu tive de vir cá fora um bocado para aquecer o corpo (e principalmente as mãos) na fogueira que tinha cá fora, pois já não aguentava mais. E isto são - 5, nem consigo imaginar o que é - 20!

Depois de estar mais quente, voltámos a entrar e desta vez fomos ao Ice Bar. Eu pedi um sumo de arando e o Francisco de maracujá e estivemos sentados a usufruir da experiência de estar num bar inteiramente feito de gelo a beber os sumos também num copo de gelo. É sem dúvida uma experiência super engraçada e diferente!

Terminámos as bebidas e fomos para o carro, tratando logo de ligar o aquecimento. Já era 13h e tal, pelo que almoçámos (tínhamos comprado uma salada de batata já feita e também tínhamos pão e tomatinhos, pelo que deu para desenrascar).

Depois do almoço fomos a Kiruna dar uma volta. Ao domingo está tudo fechado, é impressionante. A cidade não é nada de especial, é mesmo algo que nasceu da necessidade de dar suporte à atividade mineira da região (e por causa da mesma estão agora a mudar a cidade de sítio, literalmente! Estão a transferir os edifícios  para outras zonas devido ao afundamento do solo).

Fomos a um supermercado e eu fiz uma salada (eles têm lá dentro uma espécie de bar de saladas que funciona a peso) com massa, quinoa, brócolos, feijão, croquetes vegan e etc para dar para o jantar. Depois ainda parámos num sitio que tinha uma máquina para tirar um espresso para o Francisco e um chocolate quente e voltámos para o carro.

Seguimos viagem em direção ao sitio onde vamos passar a noite de hoje: uma cabine pequenina situada num canil com mais de 200 huskys!

Estivemos a ver os cães e a fazer festinhas a alguns e depois estivemos a fazer uma sesta até serem horas de jantar.
Comemos a nossa salada, pão e uma maçã na cozinha (que é à parte da nossa mini cabine) e voltámos para aqui.


Amanhã vamos apanhar um voo ao início da tarde de regresso a Estocolmo :)

Beijinhos,


Inês















1 comment:

  1. Fiquei deslumbrada, apesar de já ter conhecimento deste Hotel e visto fotos, talvez do de Inverno mesmo...fiquei sem fôlego e portanto sem palavras...
    Até depois.

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)