Boa noite,
Agora sim posso resumir o episódio de hoje.
Tenho gostado muito desta ideia de ter um diário público e de poder escrever, pelo menos um bocadinho, todos os dias, já que foi algo que nunca fiz antes.
Hoje acordei por volta das 9h30, mas uma vez que a Mariana ainda estava em modo "bela adormecida", deixei-me estar na cama também, a espreguiçar-me e a aproveitar o silêncio da manhã.
Continuando, por volta das 10h30 levantámo-nos e tomámos o pequeno-almoço. Depois foi a habitual rotina de tomar banho, vestir, e etc.
Saímos em direção a Knalleland, a zona das lojas. Fomos até à Lagerhaus, uma das minhas lojas favoritas com produtos para a casa, e aproveitei para repor o meu stock de velas.
Andámos a cirandar por outras lojas e, quando já era meio-dia e pouco, decidimos ir almoçar e fomos até ao Tugg Burgers, uma hamburgueria a que já tinha ido antes e que adoro! Gosto muito do hambúrguer vegetariano com as batatas doces fritas a acompanhar.
Após almoçar fomos até ao Textilmuseet (Museu do Têxtil), que eu ainda não tinha visitado, já que esta é a cidade do têxtil. Foi engraçado, visualmente principalmente, apesar de a maior parte das informações estarem escritas em sueco.
Depois desta visita estivemos a passear pelo centro, que apesar de pequenino, é bastante fotogénico, com todas a arte urbana presente. Aproveitei a companhia para tirar algumas fotografias :)
Fomos Fika ao Viskan, e aí aconteceu algo super engraçado. Visto que estávamos numa mesa comprida, sentou-se um casal com os seus sessenta e tal anos ao nosso lado. Ela era sueca e de Borås, ele era holandês, mas já estava na Suécia há 40 anos (por causa dela). Estivemos a conversar cerca de 2h e tal com o casal, sobre tudo e mais alguma coisa! Eram super simpáticos e engraçados.
Saímos do Viskan já às 18h30 e fui mostrar Hemmakväll à Mariana, uma loja muito popular aqui em Boras onde se alugam filmes e se compram todas as gomas, refrigerantes, batatas fritas e outros que tais para o "serão aconchegante" em casa que eles adoram!
Comprámos um saquinho de gomas cada uma e também duas latas de Julmust para experimentar, uma bebida não-alcoólica, parecida com coca-cola, super popular na Suécia na altura do Natal (só começa a ser vendido nesta altura e dura até meados de Fevereiro!). Pelos vistos é a única altura do ano que as vendas da coca-cola caem 50%, dado que os suecos preferem todos julmust. Até as próprias latas/garrafas são facilmente associadas à época natalícia, devido à cor vermelha e à figura de um duende parecido com o Pai Natal.
Chegámos a casa e, enquanto eu fazia o jantar (esparguete à bolonhesa com soja picada e cogumelos picados), a Mariana cosia, com muito sucesso, dois buraquinhos que eu tinha feito hoje na minha camisola. Ficou impecável :)
Estivemos a jantar e a conversar e agora cá estamos no modo preguicite.
Foi um autêntico dia de "laureanço da pevide"!
Amanhã há mais.
Beijinhos,
Inês
Eu também gosto muito deste teu registo, que memórias fantasticas para revisitares quando o Erasmus terminar.
ReplyDeleteQueria só deixar 2 sugestões para Estocolmo. Nós fomos ao Hallwyska museum (gratuito) que tem um lindo jardim interno excelente para fika, especialmente se estiver a chover. Se estiver bom tempo e forem fãs da série Millennium aconselho o passeio "literário" por Sodermalm, passando pela casa de Mikael Bolmkvist ao pé do elevador Maria Hissen e continuando pelo caminho de Montvalius é um percurso giro e com uma vista espetacular para fotos. Bjinhos
Esta cidade é muito interessante no seu "artesanato", será?
ReplyDeleteÉ muito bom laurear a pevide de vez em quando...
Continuem ...
Beijinhos
Desculpa, deu-me conta que com a pressa escrevi o nome do percurso erradamente.
ReplyDeleteAqui fica a correção: Monteliusvägen.