25.11.17

Erasmus na Suécia - Dia 101 e 102 (Visita de mais duas amigas!)

Aqui estou eu para vos falar de quinta-feira (dia 23) e sexta-feira (dia 24).

Quinta-feira tive mais um dia preenchido. Aula de Scandinavian Management entre as 9h e as 12h, almoçar em casa, reunião do grupo de Scandinavian Management entre as 14h e as 16h, vir lanchar a casa e aula de sueco das 17h às 19h30.
Cheguei a casa estafada, como podem imaginar, vesti o pijama e estive a arrumar a casa, a ver televisão e a ler.

Sexta-feira, ou seja, ontem, foi um dia especial, uma vez que tive a visita de duas amigas da faculdade: a Koala, que está a fazer Erasmus em Cardiff, no País de Gales, e a Leque, que está a fazer Erasmus em Oulu, na Finlândia. Elas iam viajar pela Suécia e pararam em Borås para me visitar.

Por volta das 8h30, estava eu quase a levantar-me para ir tomar banho, e recebo uma chamada da Leque a dizer-me que estava quase a chegar à estação de comboio em Gotemburgo, mas que a Koala se tinha esquecido da carteira, e por isso tinha voltado para trás para a ir buscar. Típico da Koala, sempre uma cabeça no ar.

Assim sendo, depois de me arranjar fui buscar a Leque à estação às 9h35, sendo que a Koala só chegaria posteriormente, às 10h20.
Fomos até minha casa para ela pousar a mala, e depois ela foi comigo para a faculdade, visto que eu tinha uma aula de Business Design entre as 10h e as 12h, e ela ia aproveitar para trabalhar para a faculdade na biblioteca.
A Koala chegaria entretanto, e com a ajuda do "envio da localização" que a Leque fez (bendita tecnologia), foi ter à biblioteca também.

Às 12h saí da aula e fomos novamente até minha casa para a Koala poder pousar a mala, e depois saímos novamente para ir almoçar.
Eu sugeri irmos até ao Cyrano, uma pizzaria muito simpática que ainda não tinha tido oportunidade de visitar. Tal como outros restaurantes aqui n cidade, eles têm um menu de almoço muito simpático por 80kr (já com o desconto de 10% para estudante) com uma pizza à escolha, limonada, buffet de salada, pão e manteiga, café e bolachas. Gostei bastante!

Aproveitámos para colocar a conversa em dia, e depois estivemos a passear pelo centro. Fui-lhes mostrando algumas das pinturas espalhadas pela cidade e fomos também a algumas lojas até às 15h, hora em que eu tinha meia hora da Supervision de Business Design (uma reunião semanal do grupo com o professor para discutirmos o desenvolvimento do trabalho), e elas ficaram novamente na biblioteca, entretidas a verem na plataforma da faculdade as propostas para a tese - a grande sensação no meu ano neste momento, visto que está na altura de "escolhermos" onde vamos fazer a tese/estagiar no segundo semestre, a última grande etapa antes de concluirmos o mestrado integrado e sermos oficialmente engenheiros(as).
Há cerca de 90 propostas de diferentes empresas, e os alunos têm de se candidatar, depois esperarem para possivelmente serem chamados para uma entrevista, e depois serem ou não seleccionados, pelo que já estão a imaginar o alvoroço. Ainda é mais chato para as pessoas que estão neste momento em Erasmus, visto que às vezes há empresas que "nos ignoram" e não chamam para entrevista.
Felizmente eu consegui arranjar estágio já no verão antes de vir, pelo que agora não tenho de andar "a panicar" com isso, mas imagino a ansiedade do pessoal...!

A minha supervision acabou um bocadinho mais tarde, pelo que só saí praticamente às 16h, e já estava de noite. Fomos até ao Textile Fashion Center, para elas verem um bocadinho como é por dentro, e depois o plano era fika, pois claro.

Aqui a Lei de Murphy esteve presente. Imaginem que fomos a três cafés diferentes e não havia kanelbullar em lado nenhum!!! Já tinham acabado... Que azar! Acabámos por ir na mesma ao Café Tant Grön, o meu favorito, visto que havia Lussekatt (são uns bolos muito tradicionais aqui da Suécia especialmente na altura do Natal. Em vez de canela, utiliza-se açafrão... são então os bolinhos da Lucia, visto que a 13 de Dezembro se festeja o dia da Santa Lucia aqui na Suécia!). Pedimos varm choklad e lussekatt e estivemos a comer e a conversar. 

Por volta das 17h fomos outra vez para minha casa, visto que elas ainda não tinham visto o pequeno palácio (como eu não autorizo o uso de sapatos dentro de casa, para me facilitar as limpezas, dava muito trabalho tirar, e então elas ainda não tinham entrado, eheh), e estivemos dentro de casa a conversar um bocadinho, até que chegou a hora de elas apanharem novamente o autocarro para seguirem até Estocolmo.

Acompanhei-as até à estação, e às 18h45 lá nos despedimos!

Obrigada meninas por terem vindo, e espero que tenham gostado. Foi um prazer mostrar-vos a minha pequena cidade :)

Vemo-nos em Portugal!

Beijinhos,

Inês






1 comment:

  1. É bom tudo o que descreves, como estás sempre ocupada! Tudo bem positivo, bom sinal. Ontem e anteontem choveu! Nunca a chuva foi tão desejada por estes lados!
    As tuas fotos são sempre lindas...
    Grata e beijinhos.

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)