26.11.17

Erasmus na Suécia - Dias 103 e 104 (Jul på Liseberg & Church Day)

Ontem, sábado, era para ter ficado todo o dia em casa, mas a Fiona convidou-me por volta das 12h para ir com ela, com a Marie, o Coco e o Zaza até ao Mercado de Natal do parque Liseberg, em Gotemburgo. É um dos maiores mercados de Natal da Suécia!
O plano era apanhar o autocarro às 14h45, e assim foi!

Depois de chegarmos a Gotemburgo às 15h45, já o sol se tinha posto, fomos a pé até ao Liseberg (são cerca de 25 minutos).

Era suposto pagarmos uma entrada de 100kr, mas claro que num grupo constituído por franceses, uma portuguesa e uma austríaca (uma maioria de latinos, portanto), tentámos passar sem pagar (dada a afluência de pessoas, os seguranças não notaram...) e lá fomos nós!

Já tinha adorado o Liseberg quando fui no Halloween, e desta vez foi ainda mais mágico! O parque está totalmente decorado para o natal... Pinheiros com neve a fingir, bonecos de neve, milhões de luzinhas cintilantes... Um mimo!

Pouco depois de entrarmos, descobrimos um ringue de patinagem no gelo, e tivemos sorte de estar prestes a começar um espetáculo! Foi o Quebra-Nozes. Adorei, especialmente porque nunca tinha visto um espectáculo de patinagem no gelo ao vivo, e também porque adoro a história e música do Quebra-Nozes. Já no ano passado, também pela altura do natal, fui com a minha mãe até à Casa da Música para assistir a um concerto da orquestra sinfónica com narração do Quebra-Nozes :)

Terminado o espectáculo, continuámos o nosso passeio pelo parque, que estava apinhado de gente. Há imensos stands natalícios a venderem coisas adoráveis. Eu comprei duas forminhas para fazer bolachas, uma com a forma do "gingerbread man" e outra com a forma de um "moose" (alce), um animal muito típico aqui da Suécia.

Um pouco mais à frente, e visto que estávamos com fome, parámos novamente noutra barraquinha para comer kanelbullar, Que bons!!! Vou ter tantas saudades dos kanelbullar quando voltar a Portugal.
Ah, tive também a oportunidade de experimentar o tão tradicional e natalício Glögg: o vinho quente sueco! É delicioso. No parque só podem vender versões sem álcool (há Glögg sem álcool, com 2,2%, ou mais forte, com 10%). Gostei tanto do Glögg, que decidi comprar duas garrafas para oferecer no Natal, visto que era uma produção caseira.
Muitas outras coisas havia para comprar, desde enfeitos natalícios, a chocolates, queijos, etc. Gostei mesmo muito!

Por volta das 18h30, eu e a Fiona decidimos voltar até à estação de autocarros para regressar a Borås, sendo que os outros preferiram ficar e foram para o centro da cidade.
Jantámos na Subway da estação (opção rápida e mais barata), e apanhámos o autocarro das 19h30 até Borås.
Entrei em casa às 21h, cansada, mas contente por um dia tão bem passado. Este ano sinto-me carregada de espírito natalício... é impossível não ficar...!

Mudando agora para o dia de hoje, domingo. Acordei às 9h, uma vez que a Sarah me convidou novamente para ir à Igreja com ela e depois almoçar juntamente com os outros jovens entre 20 e 30 anos no Tugg Burgers. Gostei muito. As celebrações são completamente diferentes daquelas a que estou habituada. São mais apelativas aos dias de hoje. A verdade é que a maior parte das "missas" em Portugal parou no tempo. É sempre o mesmo órgão com o coro de senhoras de 80 anos no pano de fundo e a voz monocórdica de um Padre a fazer a homilia. Claro que há excepções, e ainda bem, mas é sempre bom manter os olhos abertos e ver que há muitas maneiras de viver a fé de cada um, e que a nossa não é necessariamente a "melhor" ou "única correcta" só porque calhou nascermos em determinado sítio.

No final do almoço voltei para casa, e durante a tarde estive a estudar. Entre as 19h e as 22h30 estive também num entra-e-sai de casa para tratar da roupa na lavandaria. Ainda estive também 45 minutos ao telefone com a Sarah, para ela me contar umas coisas que não tinha tido tempo de me contar ao almoço!

E pronto, cá estou eu no início de uma nova semana, que se avizinha bastante atarefada como a anterior. O que vale é que no sábado parto rumo a uma nova aventura de 10 dias com o Francisco! :)

Beijinhos,

Inês












2 comments:

  1. Maravilha! Adorei a escapadela dos seguranças. Dei uma bela gargalhada! Até me lembrei dos meus tempos dos 20 anos. Também já fiz o mesmo. Não sei ser o Francisco faria... Ihihihihih. Boa semana. Beijinho grande

    ReplyDelete
  2. Foi um bom e divertido fim de semana, dum modo especial a fuga ao pagamento do bilhete,...lembro-me disso lá muito para trás no tempo...dá cá um gozo!!!
    Uma boa semana, bom trabalho, Inês.
    Beijinhos.

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)