14.12.17

Erasmus na Suécia - Dias 119 e 120 (Moscovo - Dias 3 e 4)

Para o segundo dia "a sério" em Moscovo, acordámos por volta das 9h30, para eu poder finalmente descansar um bocadinho.  O plano era ir até ao Mercado Izmaylovskiy  de manhã. Este mercado é um pouco desviado do centro (a cerca de 5km), mas é o melhor sítio sem dúvida alguma para comprar souvenirs!! Há imensas banquinhas a vender tudo o que um turista possa querer, desde mil e uma Matrioskas a produtos alusivos à união soviética, ímanes, ovos de Fabergé, t-shirts, bonés, gorros, tapeçarias, etc. Eu aproveitei para comprar umas golas de pelinho mesmo muito giras e práticas para usar na cabeça e proteger as orelhas. Consegui regatear o preço e reduzí-lo na ordem dos 70%! Valeu imenso a pena. 
Ao lado deste mercado há também um Kremlin (fortificação) com edifícios muito giros e coloridos dentro, pelo que foi um bom passeio. Recomendo. 

Depois voltámos a apanhar o metro e seguimos até Arbat, a rua mais antiga de Moscovo, e almoçámos por lá num restaurante de gastronomia georgiana muito pitoresco e engraçado. 

A parte da tarde (15h - 18h) foi reservada  para visitar o Kremlin. Uma das vantagens de visitar Moscovo nesta altura do ano é o facto de não haver quaisquer filas. Nunca tivemos de estar numa fila para comprar bilhetes, que é muito frequentemente uma experiência traumatizante para turistas. 

Bem, o Kremlin é simplesmente monumental! Vimos o maior canhão de calibre do mundo (canhão do Tzar) e o maior sino do mundo (sino do Tzar). Só na muralha existem vinte torres. Dentro da muralha fortificada há imensos palácios (entre os quais o palácio que serve como residência oficial do Putin) e diversas catedrais, que estão situadas na Praça das Catedrais.

Curiosamente, aquando da nossa visita, os Descobrimentos Portugueses estavam em exibição no Salão do Patriarcado, dentro do Kremlin. Que grande coincidência poder ver um bocadinho do nosso país num sítio tão distante! Para além das catedrais visitadas, que foram quatro, e da exposição no Patriarcado, pudemos visitar parte do Palácio Arsenal do Kremlin. "Nos dois pisos do palácio encontram-se, entre outras coisas, armas históricas, peças de joalharia, insígnias reais (incluindo o famoso Gorro dos Monarcas) e peças exclusivas de artesanato em ouro e prata datadas entre o século XIII e o século XIX. No mesmo edifício também está a exposição estatal permanente do Fundo dos Diamantes, com peças particularmente valiosas de joalharia artesanal, relíquias dos czares e raras gemas preciosas." Vale mesmo a pena visitar!! Tantos e tantos diamantes, incluíndo o famoso "Orloff", uma das jóias da coroa dos antigos Czares com um peso de 220 quilates. 

Acabámos por ir jantar às 19h a um restaurante vegetariano muito agradável, de nome "Fresh", eque está situado numa das ruas mais luxuosas da cidade (em frente ao restaurante está a loja de sapatos de Christian Louboutin, para terem uma ideia). Comemos cada um um hamburguer diferente (e maravilhoso!! O meu era o BBQ - barbeque), uma limonada, batatas doces fritas e um brownie de chocolate cru (delicioso). 

No final do jantar decidimos ir para casa de Metro.

No dia seguinte tivemos de acordar bastante cedo, às 6h30. Arranjámo-nos, fizemos o checkout, tomámos um pequeno-almoço rápido e seguimos de Uber até ao aeroporto.
Tivemos um longo voo até Paris com a Air France, sendo que nos serviram almoço. O prato principal era um peixe branco com arroz de açafrão, e não havia opção vegetariana, mas eu pude comer o pãozinho com o queijo président, a salada russa, o bolinho de sobremesa, e também o arroz de açafrão, pelo que não fiquei nada mal.

Já em Paris, não tínhamos muito tempo até ao voo seguinte (o meu para Gotemburgo e o do Francisco para o Porto). Uma vez que íamos voar a partir de terminais diferentes, tivemos de nos despedir logo a meio caminho. Mas agora é por pouco tempo, apenas 8 dias, visto que no dia 20 à noite chego ao Porto para passar o Natal. 
Está quase! :) 

Beijinhos,

Inês

Dentro do Kremlin do Mercado Izmaylovskiy

 Dentro do Kremlin do Mercado Izmaylovskiy

 Dentro do Kremlin do Mercado Izmaylovskiy

 Dentro do Kremlin do Mercado Izmaylovskiy

 Parte exterior do restaurante Georgiano onde jantámos

 Eu sentada na nossa mesa no restaurante

 Cathedral of Christ the Savior

Dentro do Kremlin

 O maior canhão de calibre do mundo

 O maior sino do mundo

 Uma das catedrais do Kremlin

 Praça com as catedrais do Kremlin

Jantar no restaurante "Fresh" 

Moscow iluminada 

1 comment:

  1. Querida Inês:
    Estive dois ou três dias, já nem sei, sem visitar o teu diário! Tive homens em obras no quintal e tive de os acompanhar, ou corre tudo mal...depois estava tão cansada que não consegui passar por aqui!!!
    Claro que gostei imenso da descrição do Kremelin, quase já não necessito de o visitar, ihihihiiiii.
    O mercado deve ser uma tentação...vontade de comprar várias coisas mas há sempre isto mesmo "o mas"...
    Acabou a viagem, mas com a perspectiva de poucos dias depois já estares por aqui, o que facilitou imenso a despedida, digo eu.
    Beijinhos Inês. óptimo regresso a Borás e, melhor ainda, aqui ao teu "lar", "home"...
    Beijinhos.

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)