12.12.17

Erasmus na Suécia - Dia 117 e 118 (Moscovo - Dias 1 e 2)

Olá a todos,

Bem, devo dizer-vos que, tirando o percalço já relatado no post anterior, a restante viagem correu às mil maravilhas. Aqui estou eu para vos contar como foram o 1o e 2o dias em Moscovo: sábado e domingo.

Fizemos escala em Varsóvia, aproveitámos para almoçar no aeroporto e lá apanhámos um novo voo para Moscovo, aterrando na capital russa às 15h (hora local).

Desta vez, munidos do nosso precioso cartão de telemóvel russo com acesso à Internet, pudemos chamar um Uber para nos deslocarmos desde o aeroporto até ao Hotel escolhido, que foi o Raikin Plaza Hotel, localizado a cerca de 5km do centro de Moscovo (leia-se: Praça Vermelha), mas com uma estação de metro mesmo em frente e também um shopping ao lado. Tem 4 estrelas e ficou-nos por 40€ por noite a cada um (80€ pelo quarto, portanto), já com pequeno almoço incluído. É uma boa opção, recomendo.

O Uber lá chegou, e a viagem até ao hotel demorou uma hora! Tanto trânsito. E nevoeiro. Chegámos ao hotel já de noite, fizemos o check in e fomos logo para o quarto. Devido ao stress todo da noite anterior e à viagem em si, estávamos bastante cansados e sem disposição para ir logo conhecer Moscovo, pelo que ficámos pelo quarto a descansar, fomos ver o shopping ao lado e acabámos por jantar no hotel. Eu comi ravioli de cogumelos e o Francisco um risotto também de cogumelos. Bebemos ambos cada um uma Coca-Cola e partilhámos um tiramisu para sobremesa. Ficou 11€ a cada um, o jantar, pelo que como podem ver, fica barato comer num hotel de 4 estrelas na Rússia :)

Eu ainda tinha de acabar um trabalho, pelo que depois do jantar voltámos ao quarto, vimos dois episódios de A Herdeira e depois eu estive a trabalhar até à 1h30, penso eu.
Dormi mesmo bem, como um pedra.

Acordámos às 9h, uma vez que íamos fazer uma free walking tour por Moscovo às 10h45 (semelhante à que fizemos em Tallin, na Estónia, um passeio com um guia local pela cidade, com a particularidade de ser gratuito).
Tínhamos colocado o despertador para as 9h para termos tempo para nos arranjarmos com calma e tomarmos com pequeno-almoço, visto que a viagem de Uber ainda ia demorar 30min até ao ponto de encontro da tour.
O pequeno almoço não é de todo dos melhores que já tive em hotel, mas dava para passar bem: a minha escolha caiu no café, croissants e torradas. O Francisco acrescentou, claro, os seus ovos com bacon.

Depois do pequeno-almoço tivemos um problema com o Uber. Já me estava a enervar. Devia haver um problema qualquer com o GPS, porque os condutores nunca chegavam à entrada do hotel e depois marcavam início de viagem, ou seja, estavam à nossa espera noutro sitio qualquer... Tivemos de cancelar e reiniciar uma série de viagens até termos conseguido finalmente que o condutor nos apanhasse. Com isto tudo chegámos ao ponto de encontro às 11h08, mas ainda apanhámos o grupo a sair do local, pelo que nos juntámos rapidamente a eles.

Devo dizer que, durante toda a nossa estadia em Moscovo, esteve sempre mesmo muito enevoado. Mesmo assim, adorámos a cidade e andámos completamente deslumbrados, pelo que nem imagino como é com um céu azul!

A Walking Tour durou 2h e passámos pela Igreja Ortodoxa de Todos os Santos, por um pedaço de fortificação da cidade do século XVI, pela Praça Vermelha, Centro Comercial GUM (um centro comercial super chique localizado na Praça vermelha - para além de lindo, por dentro e por fora, está recheado de marcas high end) e Túmulo do Soldado Desconhecido, entre outros.

No final da tour fomos, a conselho da guia, almoçar a um restaurante self-service localizado no último piso do centro comercial GUM chamado Cafetaria 57. Para além de muito barato, o restaurante é engraçado pela alusão à era soviética (decoração, o facto de se dirigirem às pessoas como "camaradas", etc). Eu comi um hambúrguer de vegetais, arroz branco e uma tangerina e o Francisco experimentou o primeiro prato de culinária russa da viagem,  Frango à Kiev, com arroz branco.

Durante o almoço voltámos a referir o quão giro era podermos ir ver um bailado em Moscovo, mas que era uma pena não estar nenhum em exibição no Teatro Bolshoi... Só estava uma ópera e os bilhetes eram de qualquer maneira caríssimos. No entanto, uma vez que a guia tinha falado de que havia muitos mais sítios muito bons para ver espectáculos, começámos a pesquisar e deparámo-nos com o State Kremlin Palace Concert Hall, uma sala de espectáculos situada dentro do Kremlin, onde ia estar ainda nesse dia (domingo) em exibição o Quebra-Nozes às 18h, que para além de extremamente natalício, é também o meu bailado favorito. Vimos que os bilhetes ainda disponíveis (mais cá atrás) eram muito baratos, a 8€ cada, e então fomos procurar a bilheteira para comprar.

Já com os bilhetes para o espectáculo, resolvemos aproveitar o tempo para ir visitar a Catedral de São Basílio, que é provavelmente o monumento mais icónico de toda a Rússia. É linda! Enorme e labiríntica. Existem 9 igrejas no total dentro da Catedral (cada torre representa uma).

Depois da visita à Catedral, visto que estávamos na Praça Vermelha (o seu nome vem do facto de o vermelho antigamente simbolizar algo belo, sendo portanto a "Praça Bela"), fomos até ao mercado de Natal, que fica mesmo no meio da mesma. Estivemos a ver todas as barraquinhas, bebemos vinho quente e comemos donuts acabados de fritar.

Às 17h dirigimo-nos até à entrada do Kremlin, onde tivemos de apresentar os nossos bilhetes do espectáculo para nos ser dado o acesso ao interior da fortificação (Kremlin, em russo, é fortificação... Há portanto vários Kremlin na Rússia, sendo que o de Moscovo é o mais emblemático).
Bem, tanta gente para ver o espectáculo!! A sala estava praticamente cheia e as pessoas, no geral, estavam muito bem arranjadas.
O espectáculo durou duas horas e pouco. Apesar de longe, conseguíamos ver bastante bem... Adorei ver o bailado e ouvir a orquestra ao vivo ao mesmo tempo. No final fomos até às bancas que vendiam produtos alusivos ao ballet, Natal, etc e eu decidi comprar um Quebra-Nozes lá para casa. Custou 1500rb (21€), pelo que acho que foi muito boa compra. Os que tinha visto no mercado de Natal eram muito mais caros, a 3500rb.

Fomos jantar até ao Lepim i Varim, um restaurante pequenino e acolhedor onde se podem experimentar os típicos pelmeni, uma espécie de ravioli com diferentes recheios possíveis, típicos da gastronomia russa. A refeição ficou mesmo barata... Uns 7€ a cada um, penso eu.

No final do jantar, uma vez que estávamos super cansados, chamámos um Uber de regresso ao hostel, onde vimos um episódio da Herdeira e depois fomos dormir!

E foi assim o nosso primeiro dia "a sério" em Moscovo. Adorámos!

Beijinhos,

Francisco no almoço na Cafetaria 57

Pormenor da mesa na Cafetaria 57

Igreja de Todos os Santos

Não me recordo do nome desta igreja, ups!

Catedral de Cazã, na Praça Vermelha

Fotografia tirada à socapa durante o ballet "Quebra-Nozes"

Obelisco Romanovsky

Museu Histórico do Estado

Jantar no Lepim i Varim

Mercado de Natal de Moscovo

Fachada Iluminada

O meu novo querido Quebra-Nozes

2 comments:

1. Fantástico tudo o que vi, nas fotos, e imaginei na descrição! Também gosto imenso do "quebra Nozes", mas aí talvez ainda gostasse mais!
    Meus queridas grata pela viagem que vou fazendo, persigo-vos!!!;
    Beijinhos para os dois.

ReplyDelete
  2. Depois do enorme nevao e das temperaturas de -7 que se tem feito sentir, que bom poder acompanhar esta fascinante viagem de Natal, sem sair de casa. :)
    Tenho gostado bastante de ver e aprender atraves das vossas fotos as decoracoes natalicias nos diversos paises,os diferentes costumes e tradicoes, museus e espectaculos.

Please feel free to leave a comment :)