11.12.17

Erasmus na Suécia - Dia 116 (Passagem na Suécia + Pequeno Incidente)

Olá a todos,

Cá estou eu para narrar o dia de sexta-feira.
Para recapitular... Tivemos de ir passar duas noites à Suécia, pois eu tinha de apresentar um trabalho na sexta (dia 8 de Dezembro). Uma chatice e um aumento de orçamento, mas teve se ser.

Acordei às 7h da manhã pois tinha reunião com as minhas colegas de grupo das 8h às 10h, sendo que depois a aula de apresentação era das 10h às 12h. Foi mais um noite em que dormi mesmo muito pouco, como podem ver. Mas para passear de dia, tive de trabalhar à noite, e vale bem a pena o esforço :)

A apresentação correu bem, acho eu, mas o professor não sorri e faz imensas perguntas, pelo que ficámos na dúvida.

Às 13h40 tínhamos a sessão de feedback, pelo que fui a casa almoçar, onde encontrei um Francisco já a acabar de cozinhar uns bifinhos de cogumelos com natas e arroz integral. Depois de comer ainda estive a adiantar a minha parte de outra reunião de trabalho que ia ter às 14h (depois do feedback).

Fomos para a sessão de feedback com medo, pois os grupos anteriores não tinham tido grandes notas. A escala, volto a referir, vai de F a A (A é a melhor), sendo que F é reprovar. Um grupo tinha tido D, outro C, outro D...
Mal entrámos no gabinete, o professor começou a falar do nosso trabalho e a elogiar algumas secções, dizendo que poderiam ter vindo directamente de um artigo científico. Ele disse que quase nunca dava A e B, mas que como o nosso trabalho estava bastante bom, melhor do que todos os restantes, nos ia dar B!! Ficámos radiantes.
Já tenho duas disciplinas concluídas... Uma com A e outra com B. Faltam agora outras três :)

Depois tive a tal reunião de trabalho e às 15h e pouco voltei para casa. Estive a dormir uma sesta com o Francisco até às 17h, e depois, já noite cerrada, lá nos arrastámos até ao centro para lanchar e ir comprar um cinto novo para o Francisco.

Já em casa estivemos a fazer biscoitos de gengibre, e depois aquecemos sopa e comemos pão com queijo para o jantar :)

Às 21h fomos ter ao The Kårner, o pub do costume, para participarmos num quizz musical de natal que ia haver com a Sarah e mais pessoas. Foi giro e o nosso grupo ganhou! O prémio foi um balde de gomas, e o Francisco teve a (in)felicidade de provar uma goma de salmiaki, uma goma de licor que aqui nos países nórdicos eles adoram, mas que é absolutamente intragável! Blhac.

Voltámos para casa às 23h e tal e estivemos a fazer a mala para o dia seguinte, em que íamos apanhar um voo às 8h para Moscovo.

Agora preparem-se.....
Eis que decido fazer o check-in para o dia seguinte, vou buscar o passaporte para introduzir os dados no check-in e me apercebo que... O passaporte não está no sitio onde eu achei que estava!

A hora seguinte foi passada em desespero total. Revirámos os meus 24mq do avesso até nos apercebemos de que o passaporte não estava em casa. Nisto já era 1h30 e nós tínhamos de apanhar o autocarro às 5h45 para o aeroporto. Ninguém atendia do aeroporto, o lost and found estava fechado aos fins de semana...

Comecei a ver a vida a andar para trás. Tanto esforço em conseguir o visa, já tínhamos tido de interromper a viagem a meio para virmos à Suécia, tínhamos tudo pago... E sem o meu passaporte não íamos conseguir viajar. Liguei aos meus pais para os avisar da situação, e depois decidi ir dormir, pois não havia nada a fazer, e ir na mesma ao aeroporto. O plano era tentar ver se o passaporte, por algum milagre, estaria lá... Caso não estivesse, iríamos até Varsóvia (onde fazíamos escala no caminho para Moscovo) e passávamos lá o fim de semana.

O Francisco não conseguiu dormir nada, mas eu estava tão cansada, que adormeci logo. Acordámos às 4h45, arranjámo-nos e seguimos para o aeroporto.
Chegamos lá às 5h15 e fomos até ao posto de informação, que estava aberto. Lá perguntei se por acaso não tinha aparecido nenhum passaporte da República Portuguese e, milagre dos milagres.... ESTAVA LÁ!!! Ficámos tão contentes. Tive de pagar uns 26€ para reclamar o passaporte... mas nem me custou nada dar aquele dinheiro, foi um alívio enorme!

Seguimos para o controlo de segurança e lá apanhámos o primeiro avião rumo à Rússia... :)

Continua no próximo post!

Beijinhos,

Inês









3 comments:

  1. Bem, já mais apaziguada, também fiquei preocupada com o incidente, só digo que gostei das fotos mas a da Inês a dormir está um must!!!!! Adorei a cara dos dois nessa selfie!!!!
    Que corra tudo bem daqui para a frente ...Beijinhos.

    ReplyDelete
  2. Ah, parabéns Inês pelas classificações óptimas que já conseguiste...

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  3. Estava a ler o teu post e a ter um daqueles momentos "Déjà vu".
    Imagina sair de casa para ir apanhar o Eurotunnel com hora marcada e 200 km depois perceber que nao tinhamos nenhum documento BI ou Passaport connosco...
    Yeap, easily done!! :D

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)