2.1.16

O dia ideal

Apesar de às vezes cair na desorganização, sou uma pessoa que adora planear fervorosamente e ao mínimo detalhe o seu dia-a-dia.
Faço frequentemente listas e horários com as coisas que tenho para fazer no dia seguinte, por exemplo. Acho mesmo que não vivo sem o meu moleskine preto, só a ideia de o perder causa-me ansiedade, porque eu não consigo memorizar compromissos, por mais importantes que os mesmos sejam. Vejo a minha agenda a toda a hora pois dá-me uma sensação de controlo sobre a minha rotina.

Uma coisa que me ajuda a sentir-me bem comigo mesma e a desejar o dia de amanhã é pensar como seria um dia ideal. Não um dia ideal do género de fazer coisas espectaculares, daquelas que só se fazem uma vez na vida (aí teria de incluir "conhecer a Taylor Swift", por exemplo), mas aquela rotina ideal que todos gostaríamos de ter, apesar de a maior parte das vezes dizermos "não tenho tempo" ou acabarmos por ficar presos no stress de nunca haver horas suficientes para a quantidade de coisas para fazer.

O stress dá cabo de mim. Já sofro de dores de costas devido à minha escoliose idiopática, por isso se puder evitar mais contraturas, faço-o com muito gosto.

Para mim um dia ideal seria mais ou menos o seguinte:

06h00 - Acordar e vestir o equipamento de corrida
06h10 - Tomar o primeiro pequeno-almoço (panquecas que tenham sobrado do dia anterior, uma banana e gelatina, um smoothie,...)
06h20 - Correr e alongar
7h10 - Chegar a casa e tomar o segundo pequeno-almoço
7h20 - Tomar banho, lavar os dentes, hidratar o corpo e a cara e vestir-me
8h00 - Ler ou escrever
9h00 - Aulas
13h00 - Almoçar
13h30 - Pausa
14h00 - Estudar
18h00 - Ir para casa e fazer qualquer arrumação que tenha de ser feita ou compras
18h30 - Começar a preparar o jantar
19h15 - Jantar e arrumar a cozinha
20h00 - Tratar de coisas do Academic Days ou de outros projectos, ou estudar caso seja necessário
21h00 - Planear o dia seguinte
21h30 - Ir dormir

Eu sei que 21h30 parece muito cedo para se ir dormir para a maioria das pessoas, mas apesar de ter demorado alguns anos para me descobrir, hoje sei que para estar completamente funcional durante o dia preciso de dormir entre 8h30 a 9h. Não funciono bem com menos e não gosto de tomar cafés para me manter acordada.

Obviamente que há excepções. Às segundas-feiras às 19h normalmente corro um Grupo de Corrida da minha Faculdade e também gosto de fazer aulas de cycling no meu ginásio que costumam acontecem às 21h15 ou 21h30.

Estou longe de ter esta rotina. Às vezes consigo, mas esses dias são raros, uma vez que acabo por procrastinar uma boa parte do tempo que devia estar alocado a estudo ou trabalho. O facto de ter algumas cadeiras na faculdade que não me despertam a mínima curiosidade não ajuda muito, confesso.

De qualquer maneira, planeio trabalhar o meu rigor no cumprimento de horários e conseguir tornar-me mais madrugadora com o passar dos dias. Não gosto da noite no geral, sinto que as horas do dia em que sou mais produtiva são sem dúvida durante a manhã.

E para vocês, como seria "o dia ideal"?

3 comments:

Please feel free to leave a comment :)