Olá amigos,
Hoje foi dia de ir visitar Gotemburgo com os meus pais. Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia, com cerca de 580 000 habitantes no centro urbano, sendo que fica a apenas 60km de Borås. Um tirinho, como se costuma dizer.
O tempo deu tréguas e não choveu, chegando até a descobrir em certas alturas... e que bem que sabia o sol!
Andámos pelas ruas cheias de lojas e admirámos as fachadas tão bonitas e coloridas.
Também parámos numa Expresso House (espécie de Starbucks escandinava) para FIKA, como não podia deixar de ser. Experimentei pela primeira vez o kanelbulle (o tal bolinho típico daqui) e adorei!
Fui à loja da Fjallraven e os meus pais ofereceram-me uma mochila Kanken para mim (adoro esta marca sueca, super popular aqui na Escandinávia...), sendo que agora já tenho duas mochilas na minha coleção. A que eu já tinha era o modelo clássico e esta agora é um pouco maior, com um compartimento em separado para o computador! Foi o meu momento materialista do dia...
Gostei muito de percorrer a rua principal do bairro de Haga, cheia de cafézinhos propícios a Fika e lojinhas engraçadas.
Também aproveitámos para dar umas voltas pelos dois pólos da Universidade Técnica de Chalmers, uma referência aqui em Gotemburgo e na Suécia em geral.
Ao final da tarde voltámos a Borås, sendo que estivemos de carro a explorar algumas zonas onde ainda não tínhamos estado - Borås tem lagos e florestas a uma curta distância a pé ou de bicicleta, o que é mesmo apelativo!
À noite (leia-se 18h40) tentámos ir jantar ao La Copita, um dos melhores restaurantes de Borås, mas este estava completamente cheio, pelo que fizemos uma reserva para amanhã às 18h30 e decidimos ir jantar ao mesmo restaurante de ontem, também um dos melhores de Borås: Vinci. O restaurante é super giro e tem muito bom ambiente. A esplanada, aquecida, é muito convidativa. Eu e a minha mãe optámos uma vez mais por um espectacular Mojito sem álcool e eu escolhi um prato de verduras mesmo muito bom, com legumes salteados absolutamente deliciosos e triângulos de queijo de cabra panados a complementar. Adorámos.
Voltámos para o apartamento ainda de dia e cá estamos, no conforto do meu lar, quentinho face ao frio que já se faz sentir lá fora.
Amanhã vou ter um bus tour aqui por Borås oferecido pela universidade e depois vou aproveitar o último dia na companhia dos meus pais, que já se vão embora na segunda.
Beijinhos a todos de uma miúda entusiasmada com a sua nova mochila,
Inês
Apetece mesmo Fikar!
ReplyDeleteGotemburgo tem fama de ser a capital gastronómica da Escandinávia, e com razão. A comida não só parece apetitosa como tambem é deliciosa. Ficamos hospedados no Clarion Post que como o nome indica era o antigo edificio dos correios. Após uma incrivel transformação agora é um hotel, e serve seguramente um dos melhores pequenos-almoços que já vi. Como o tempo estava bastante chuvoso acabamos por fazer por lá a maior parte das refeições, no Vra (japones) e no Norda Grill. Outro sitio que gostamos bastante para um almoço ligeiro foi o Mercado Saluhallen. Nesta ultima viagem à Suécia descobrimos o Joe & the Juice que serve uns smoothies de fruta super naturais e saudáveis, e que para nossa felicidade também podemos encontrar em Londres. :)