30.8.17

Erasmus na Suécia - Dia 16 (Hem, Ljuva Hem)

Acho que já me habituei à vida aqui. Afeiçoei-me à cidade e a aproveitar ao máximo cada bocadinho de sol, uma vez que é raro e daqui a uns meses mais raro será ainda.

Hoje de manhã acordei com a luz natural, como tanto gosto, e estive a espreguiçar-me na cama e a aproveitar o silêncio. Às 10h30 lá saí de casa para ir correr. Corri 5km calmamente e sempre por passeios largos e planos. Foi a primeira corrida que fiz em algum tempo e soube-me mesmo muito bem! Pensei em toda a gente espectacular que conheci graças à corrida e senti-me contente. Mal cheguei a casa tomei um banho e arranjei-me e às 12h encontrei-me com a Emmi no Lazy Student, pois combinámos ir juntas comprar o bilhete para o seating que vai haver na próxima quarta-feira.

Os seatings (ou "sittnings", em sueco) são eventos existentes tanto na Suécia como na Finlândia, e consistem em jantares preparados por determinada associação de estudantes com canções pelo meio e um tema específico. Neste caso o tema é "hats" (chapéus), sendo portanto o hatseating/hattsitnning. Tenho de levar um chapéu qualquer :) Eles resolveram fazer este sittning em inglês para que os estudantes internacionais também possam participar na experiência!

Após comprar o bilhete almocei na faculdade juntamente com a Emmi, Tia e Eric, que também tinham trazido o almoço. A faculdade tem uma sala espectacular (mais do que uma, aliás) com lugares para sentar e comer, uns doze microondas e também frigoríficos e zona para lavar a loiça. Parece algo tão simples, mas que na FEUP, por exemplo, não existe. Fui aquecer o meu almoço, que tinha sobrado do dia anterior (esparguete com brócolos, cogumelos e tomates) e almocei com os outros.

Após o almoço, e dado que ainda tínhamos bastante tempo até à hora da treasure hunt organizada pela Student Union, resolvemos ir FIKA, eheh. Eu e a Emmi fomos até ao Wayne's Coffee, um franchising sueco, similar ao Starbucks, sendo que eu optei por um chocolate quente e uma bolacha (tudo 6euros e tal... eu sei.). Estivemos a conversar até ao Eric se ter juntado a nós. Ele tinha estado a tratar do seu personummer, já que vai ficar aqui dois anos a fazer o mestrado completo. Falámos principalmente das diferenças entre os nossos países. 

Chegados às 16h15 encontrámo-nos no lazy student com os restantes estudantes internacionais corajosos (estava a chover) e às 16h30 seguimos para a treasure hunt, que consistiu numa série de pistas e missões, sendo que em cada local tínhamos de completar determinada missão para receber a pista para o local seguinte. Foi muito divertido, apesar de ter começado a sentir algum frio mais para o final. Uma das missões, por exemplo, consistia em passar uma corda por dentro da roupa de cada um de nós de forma a unir toda a gente. Tive de passar uma corda por dentro dos meus leggings justíssimos, por exemplo, o que foi ridículo e divertido :)

Cheguei a casa por volta das 19h45 e estive a cozinhar. Comi sopa que ainda tinha da que a minha mãe tinha deixado feita e fiz arroz integral com tofu e cogumelos, que sobrou e vai dar para amanhã.
Agora estou aqui a escrever e a preparar-me para ver Game of Thrones com o Francisco (ele em Portugal e eu aqui...). Não sou louca por Game of Thrones, mas ele gosta e é uma forma de passarmos algum tempo juntos.

Beijinhos a todos,

Inês





2 comments:

  1. Querida Nini, fico contente por já te estares a adaptar :) Eu disse-te! Um beijo grande e vai escrevendo. Acompanho todos os dias!!!

    ReplyDelete
  2. Querida Inês: contava com essa carinha feliz, eu já sabia...
    Apreciei o teu dia e o teres retomado as corridas, caminhadas, é muito bom sinal.
    A tua rotina diária é bem interessante.
    Beijinhos.
    P.S. Vou acompanhando o teu diário, mas na próxima semana não estou...não estranhes o meu silêncio...

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)