4.11.17

Erasmus na Suécia - Dia 80, 81 e 82 (Visita da Bia)

Sei que estou em falta, desculpeeeem!

Não que tenham sido dias super super preenchidos, mas quando é altura de escrever esqueço-me e depois acaba por ser um bocado tarde.

Claro que não desisti de escrever aqui. Adoro escrever aqui! Sinto que cada post é uma message in the bottle, garrafa de cristal que atiro para o oceano que é a internet, esperando que alguém a encontre e que, consequentemente, me encontre.... gosto de me dar a conhecer!

--------

1º Dia em Falta (Quinta-feira - 2 de Novembro)

Não tinha aulas, e a Bia ia estar o dia todo comigo! :)
Acordei às 8h45 da manhã e peguei logo no computador, pois era o dia do lançamento da coleção exclusiva Erdem x H&M. A Erdem é uma marca inglesa caríssima.

Para quem não sabe, a marca de roupa sueca H&M faz todos os anos uma parceria diferente com uma marca de alta costura. Alguns exemplos de parcerias passadas são a Kenzo, a Balmain, a Versace, etc. O ano passado comprei uma camisola Kenzo x H&M, que adoro, e este ano também queria uma peça. São coleções exclusivas e acabam por ser também peças de colecionador. Estive literalmente 15 minutos a fazer refresh no site da H&M, que estava com demasiadas pessoas a tentarem entrar, até que finalmente consegui... Seleccionei a peça que queria (um Hoodie preto com flores bordadas) e tratei do check-out. Não que não quisesse mais nenhuma peça, até porque adorei a colecção, mas o budget não dá para tudo.

Terminado este pequeno momento de fashionista, fechei o computador e voltei a dormir. Acabámos por nos levantar praí às 10h30, e depois de nos arranjarmos, saímos para passear por Borås. A Bia gostou da cidade :) Por acaso acho que é uma cidade pequena, mas muito acolhedora e com diversidade de coisas para ver e fazer.

Por volta do meio-dia viemos para casa cozinhar o almoço: tagliatelli salteado com alho francês, pimento vermelho, cogumelos frescos, tomate e polpa de tomate com alho. Ficou super bom! :)
Estivemos a descansar um bocado e depois voltámos a sair, desta vez para irmos até ao Ramnaparken ver o lago. Fica a 1,5km de minha casa.

Perto da hora do lanche, levei a Bia até ao Café Tant Grön para fika: chocolate quente + kanelbulle.... melhor lanche de sempre! Adoro.

Já quando chegámos a casa, decidi ir dormir três horas... aquela sesta básica, portanto.

De regresso ao mundo dos vivos e acordados, já começava a ser hora de jantar, pelo que aquecemos a comida que sobrou do almoço. Depois do jantar, estivemos a trabalhar um bocado, cada uma nos seus afazeres, e depois decidimos ir até à discoteca X&Y, já que as quintas-feiras são as noites dos estudantes (não se paga entrada até à meia-noite). Estivemos lá até à 1h20. Foi divertido.

2º Dia em Falta (Sexta-feira - 3 de Novembro)

Acordei às 8h, visto que tinha a minha segunda aula de Sustainable supply chain management in apparel and textiles entre as 9h e as 12h. 
Gostei! Foram 65 slides carregados de informação e tenho mais dois artigos para ler até segunda-feira (a próxima aula). É bom ter trabalho.

No final da aula voltei para casa. Estive a ouvir novamente (já tinha ouvido quando acordei) a nova música da Taylor Swift, que saiu às 6h da manhã, e a esperar que a Bia se arranjasse.

Eis que recebo um e-mail da Amazon a dizer que uma das minhas encomendas de livros já tinha chegado!!! Fomos até aos correios para eu levantar a encomenda: o novo livro do John Green ("Turtles All The Way Down") e uma edição de colecionador de um dos livros dos Moomin ("Comet in Moominland"). Os livros são os dois hardcover e são liiiindos.

Decidimos (ou melhor, eu é que decidi, eheh) ir até ao Tugg Burgers almoçar, visto que é uma hamburgueria muito agradável. Descobri que ao almoço, durante a semana, têm um menu em que a refeição fica muito mais barata! Por 99kr temos direito a escolher qualquer hambúrguer do menu + batatas fritas mistas (normais e doces) + molho de trufa para as batatas + água e café. Top!

Terminado o almoço, fomos até casa para a Bia acabar de arrumar as coisas dela, e depois fui deixá-la na paragem de autocarro, onde ela seguiu para Gotemburgo!
Obrigada por me teres vindo visitar, Bia, adorei!!! És uma das amizades que mais prezo... sem dúvida uma das melhores coisas que a FEUP me deu :D

Mal cheguei a casa, vesti o pijama, e passei o resto do dia a ler, ver coisas no computador, dormir, etc. Que booooom!

PS: A Bia também adorou os Polarbröd. É mesmo ótimo.

3º Dia em Falta (Sábado (hoje!!) - 4 de Novembro)

Bem, cá estou eu de volta ao presente. Hoje acordei às 10h, porque sou a verdadeira sonecas, e após uma banhoca, vesti o fato-de-treino e fui tratar da roupa suja. Coloquei as habituais três máquinas a lavar e voltei para baixo. Estive a tratar de uma série de burocracias (alterações no meu learning agreement de Erasmus, alterações no pedido de visto para a Rússia - que stressante, bolas!!!, marquei o autocarro de Tallin para São Petersburgo, fiz a pré-compra do novo álbum da Taylor Swift, que sai dia 10 de Novembro... enfim, coisas essenciais, eheh!) e depois fui fazer uma sopa de legumes aconchegante para o almoço :) Enquanto almoçava, estive a ver o episódio de Riverdale que saiu esta semana no Netflix, e depois fui pôr a roupa nas máquinas de secar... o habitual.

Durante a tarde estive a ler um dos artigos para a minha nova cadeira e também vi um filme de animação: "Princesa Mononoke", já de 1997. Gostei imenso! É do mesmo estúdio do famoso filme de animação "A Viagem de Chihiro". Gosto muito, porque apesar de serem animados, não são os típicos filmes para crianças. Chegam até a ser algo sombrios.

Às 19h desci um andar e fui até a casa de uma vizinha minha, a Anette, visto que algumas raparigas combinaram ir para casa dela, para pre-drinking antes de irem sair para a discoteca. Eu não queria sair, mas estive com elas até às 22h30 a conversar, e depois voltei até ao meu apartamento. Embora não pareça, sou introvertida, e grande parte do tempo forço-me a estar com as pessoas, para contrariar e me sentir mais "normal". Quando estou bem e equilibrada (como é o caso), é algo fácil de se fazer. É como ir correr à chuva. Custa-me ir, mas no final sinto-me bem. Portanto, momento social do dia: check!
Já no meu palacete, estive a ver o episódio de hoje de "A Herdeira" e a comer Polarbröd com queijo creme.

Hoje estive a pensar no quão difícil é para a minha geração (e as seguintes, consequentemente) vivermos a nossa vida e não a dos outros. Dou por mim a passar, quase que inconscientemente, grande parte do meu dia a fazer um scroll no instagram e no facebook, a "espreitar" a vida dos outros, quase me convencendo de que estou lá também, e de que tenho muitos amigos, quando na verdade não é assim. Por isso hoje decidi fazer uma limpeza enorme nas pessoas que sigo no instagram... uma espécie de reset e um sinal de que as redes sociais não são nada comparadas com a "vida real". Claro que é ótimo ter acesso a todas estas ferramentas de comunicação, para poder estar em contacto com as pessoas de quem mais gosto, quando estou tão longe... Mas pronto, pensei nisso durante o dia de hoje. 
Bem, se leram até aqui, agradeço-vos imenso!

E é sempre tão bom quando descubro que pessoa x ou pessoa y vem aqui ler o blog. Fico mesmo feliz! Fico feliz com todos os comentários também.

Beijinhoooos,

Inês







5 comments:

  1. Como sempre gostei dos três dias bem ocupados, o que é importante!
    Acho muito engraçado esse sistema de obter livros para ler...por aqui , julgo, não há nada do género. Um facto que já constatei há muito é o apoio à cultura! Não é por acaso que a Suécia é o que sabemos: um País muito desenvolvido por o seu povo ser culto. A CULTURA é o MOTOR de desenvolvimento de um povo! Cá estamos muito na cauda...
    Beijinhos e continua com esse entusiasmo e motivação.

    ReplyDelete
  2. Obrigado Nezecles, Ler estes textos, sao para mim um verdadeiro fika! :)

    ReplyDelete
  3. À espera do teu dia. O meu foi comer o calulu e trazer os restos e como tu guardar para próximas refeições, só que eu congelo para não comer sempre o mesmo... Também tenho para o Francisco que com um bocado de jeito podia ficar forro (natural, filho de naturais de s. Tomé)...
    Sabes que tenho um colega e amigo da FEUP que vai festejar os 60 anos a s. Tomé com a mulher e os 2 filhos a 12/12 por uma semana. Fui lá jantar ontem para os ajudar a planear a viagem. Que vontade de voltar.
    Num próximo ano temos de ir lá todos! Beijinhos e até já
    Mizé

    ReplyDelete
  4. À espera do teu dia. O meu foi comer o calulu e trazer os restos e como tu guardar para próximas refeições, só que eu congelo para não comer sempre o mesmo... Também tenho para o Francisco que com um bocado de jeito podia ficar forro (natural, filho de naturais de s. Tomé)...
    Sabes que tenho um colega e amigo da FEUP que vai festejar os 60 anos a s. Tomé com a mulher e os 2 filhos a 12/12 por uma semana. Fui lá jantar ontem para os ajudar a planear a viagem. Que vontade de voltar.
    Num próximo ano temos de ir lá todos! Beijinhos e até já
    Mizé

    ReplyDelete
  5. Já tinha elaborado um enorme comentário a este post mas q somehow perdeu-se. A ver se é desta...
    Eu pessoalmente acredito que o efeito positivo das redes sociais se sobreponha aos efeitos negativos. É certo que possa criar alguns desentendimentos ou interpretações erradas por parte de quem lê, mas no todo a blogosfera sempre me trouxe experiências positivas. Gosto do Insta. Nao sou nada fã do FB.
    Fazes referencia ao filme "A Viagem de Chihiro". Lembro-me de ter comprado o Dvd para a minha filha e ter fica desapontada por ser tao negativo. O mesmo sucedeu com o Coraline, que achei bastante creepy, e me fez questionar o gosto duvidoso de quem os produziu.
    Acho engraçado que apesar da age gap 3/4 anos, e do facto da M ter sido desde cedo exposta a uma nova cultura as referencias desde filmes a musica (Taylor Swift) e à escrita (John Green) sejam as mesmas...

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)