12.11.17

Erasmus na Suécia - Dia 90

Hoje experienciei pela primeira o chão congelado e escorregadio durante a manhã. Quase que ia caindo umas dez vezes! A própria vegetação tinha uma camada fina branca por cima. Não é neve, but we're getting there.

Ontem acabei por não contar, dado que o post foi dedicado aos meus avós, mas fui com a Sarah (a minha amiga sueca&americana) a um concerto de música folk no Brygghuset, o espaço especialmente para jovens onde já fui no Halloween ver um filme.

O concerto esteve a cabo de um casal de músicos vindo da Grécia. Foi muito giro, pois tocaram músicas de vários estilos e de várias partes do mundo (começaram, inclusive, por uma música portuguesa: Senhora do Almortão). Gostei mesmo muito.

O concerto era gratuito, mas por 25kr tínhamos direito a uma sopa de abóbora deliciosa, pão com manteiga ou queijo creme vegan e fika (bolinho de chocolate ou de banana, ambos vegan!). Consolei-me, eheh.

Depois do concerto eu e a Sarah estivemos a conversar e, dado que ela é cristã protestante e a sua fé é muito importante para ela, tive curiosidade em ir à cerimónia dominical na igreja a que ela vai aqui em Borås, pelo que combinámos encontrar-nos no dia seguinte de manhã.

Hoje, antes da cerimónia (não é uma missa como conhecemos da fé cristã católica), havia também um pequeno-almoço destinado a jovens entre os 20 e os 30 anos, pelo que pude conversar também com as pessoas enquanto tomávamos todos o pequeno-almoço (custava 40kr, mas a Sarah foi uma querida e ofereceu-me!).

A cerimónia em si é mesmo muito muito diferente daquela a que estava habituada. No bom sentido! Os cânticos eram feitos, não por um coro de senhoras de 80 anos a abusar do vibrato e um órgão a acompanhar, mas por uma banda, constituída por cinco cantoras acompanhadas por guitarras eléctricas, bateria e piano. As letras eram em sueco, mas como iam sendo projetadas num ecrã enorme, pude também cantar.

Para além disso, há um sistema de tradução para inglês  (um dispositivo com um auscultador) durante toda a cerimónia, para os não-suecos como eu poderem ir acompanhando. 

No final da cerimónia, fika para todos! Toda e qualquer ocasião é boa para fika aqui na Suécia... E ainda bem :)

Foi muito interessante esta experiência de ir a uma igreja que pratica a sua fé de forma tão "informal", pelo menos comparativamente ao que é típico na igreja cristã católica. 

Depois da cerimónica, que terminou por volta das 13h, fui com a Sarah até ao centro para ela comprar um bolo para o Dia do Pai, que se celebra a 12 de Novembro aqui na Suécia, e depois acompanhei-a até à estação de autocarros, visto que ela ia até Gotemburgo para passar o dia com a família. Ela é mesmo muito simpática :)

De regresso a casa, estive a almoçar e depois à tarde estive a estudar Sustainable supply chain management in apparel and textiles. 

Vi também um documentário, de nome "The September Issue", uma vez que, como já expliquei anteriormente, o primeiro trabalho de grupo da disciplina de Scandinavian Management consiste em analisar a temática da liderança presente num filme, e este foi o escolhido pelo meu grupo.
Gostei bastante. Foi filmado em 2007 de volta do processo da edição da revista Vogue Americana de Setembro. A editora da revista é a lendária Anna Wintour, conhecida por ter inspirado o livro (e depois filme) "O Diabo Veste Prada", devido à sua personalidade, muitas vezes apelidada de "fria" e "difícil".

Ah, amanhã vou visitar e conhecer a cidade de Malmö (a terceira maior cidade da Suécia) com a Fiona e uma amiga que a veio visitar. Vamos no autocarro bem cedo e voltamos à tarde, chegando a Borås por volta da meia-noite. Comprámos os bilhetes hoje. Ida e volta ficou por cerca de 19€.
Dado que não tenho aulas amanhã e (parece que) não vai chover, decidi aproveitar, antes que os dias fiquem ainda mais curtos do que aquilo que já estão.

Hoje, por exemplo, sentia que já eram 22h da noite e olhei para o relógio e eram ainda apenas 18h! Consequências do facto de anoitecer tão depressa.

Beijinhos,

Inês

1 comment:

  1. Olá Inês:

    Como sempre gostei da tua narrativa e das várias facetas que descreves! Achei piada à tua ida a um ritual tão diferente do nosso e, achei por já ter feito o mesmo, um pouco mais velha que tu,o que nessa época, me obrigou a ler muitas partes da Bíblia! Mas conclusões não tirei nenhumas. .. Agora penso que o Nosso Deus de Amor deve aceitar tudo desde que o amor a Ele e ao próximo estejam em primeiro lugar!...
    Que o teu amanhã seja bom...Beijinhos.
    Nota: importante essas tuas amigas que, penso, vão ficar para a vida!

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)