16.11.17

Erasmus na Suécia - Dia 92, 93 e 94

Em primeiro lugar, desculpem-me o atraso na publicação do blog, mas estes três dias que passaram foram verdadeiramente cansativos, principalmente para alguém que esteve tão habituada a laurear tranquilamente a pevide durante os dois meses passados!

Terça-feira (14 de Novembro)

Acordei com uma dor de cabeça incrível, que na verdade devia era ser enxaqueca, porque um brufen e um dol-u-ron depois, mantinha-se igual.

PELA PRIMEIRA VEZ ACORDEI COM NEVE LÁ FORA!!!
No entanto, era muito pouca, e devido à minha dor de cabeça, acabei por dormir a manhã toda para me tentar sentir melhor, mas nada feito. Quando acordei, a neve já tinha derretido.

Acordei para almoçar comida que ainda tinha por casa e às 15h fui até à faculdade para uma reunião do grupo de Scandinavian Management, que durou cerca de 1h30. Foi produtiva. Estivemos a discutir o filme (The September Issue) escolhido e a delinear pontos de pesquisa para cada membro do grupo.

Depois da reunião acabei por ir com a Emmi e com a Tia ao Café Tant Grön para fika, e aproveitei que estava perto para passar pelo supermercado para comprar pão, que já não tinha em casa. Cheguei por volta das 18h30 ao palácio, e às 19h decidi jantar.

Depois do jantar estive a ler mais um bocado do meu livro da saga Millenium, neste caso o "The Girl Who Played With Fire" e depois fui dormir, ainda com a dor de cabeça a matutar persistentemente.

Quarta-feira (15 de Novembro)

9h - 12h --> Aula de Sustainable supply chain management in apparel and textiles
12h - 13h --> Almoço
13h - 16h --> Aula de Scandinavian Management
16h - 17h --> Reunião de Scandinavian Management
 17h - 19h30 --> Aula de Sueco

Bem, este dia foi um dia incrivelmente cansativo.
Acordei com a mesma dor de cabeça do dia anterior, mas com a pressa em sair de casa acabei por não tomar comprimido nenhum.

À hora de almoço vim para casa almoçar um prato de bulgur com feijão preto e queijo magro, mas antes decidi abrir a minha caixa de correio e vi com agrado que já tinha recebido a minha última encomenda da Amazon: dois novos livros, que simplesmente não resisti a encomendar!!

Encomendei "In Order To Live" (link do Goodreads), o livro biográfico de uma menina da Coreia do Norte que conseguiu fugir do país em 2007, e o "Salt To The Sea" (link do Goodreads), um livro de ficcão, considerado um dos melhores na categoria YA (young adult) dos livros editados em 2016.

Fiquei super entusiasmada com as minhas duas novas aquisições, e não consegui resistir a começar a ler o tal livro sobre o processo de fuga da Coreia do Norte. 

Já depois da aula e da reunião, cheguei à hora da aula de sueco exausta, tanto que quando tivemos um pequeno intervalo, por volta das 18h15, decidi vir-me embora, pois não estava lá a fazer nada. A verdade é que as aulas, que era suposto serem às terças-feiras, passaram para as quartas, pois a professora que tínhamos não tinha tempo para as dar, e então agora temos uma nova professora às quartas-feiras. É horrível. Tem 60 e tal anos, não me recordo do nome honestamente, e tem uma voz horrível, grave, mas esganiçada. Grrr!

Coloquei uma pequena pizza e batatas esféricas no forno, para o jantar, e depois comi enquanto falava por videochamada ora com a minha mãe ora com o Francisco, os interlocutores mais habituais. Acabo por nem referir isto na maioria dos meus posts, mas a verdade é que estou quase em permanente contacto com o Francisco e com a minha mãe, e também falo todos os dias com o meu pai e praticamente todos os dias com os meus avós.

Estive ainda a ler um bom bocado do livro novo, e fui dormir.

Quinta-feira (16 de Novembro)

Horário de atividades para hoje:

9h - 12h -> Lean Play Game de Sustainable supply chain management in apparel and textiles
12 - 13h -> Almoço
13h - 15h -> Lean Play Game de Sustainable supply chain management in apparel and textiles
15h - 16h -> Fika e momento de leitura no Textile Fashion Center
16h - 17h -> Pausa e mais leitura, desta vez em casa
17h - 18h30 - > Aula de Sueco

Hoje tomei um Nolotil, e finalmente a dor de cabeça misteriosa passou-me.

Estivemos portanto a fazer um jogo de Lean (um dos conceitos mais conhecidos do mundo da gestão, e que está a ser também abordado nesta disciplina de gestão da cadeia de abastecimento), que foi interativo e bastante interessante, pelo que cheguei a meio da tarde não tão cansada quanto ontem.

Ao almoço aproveitei para vir a casa e fiz massa em espiral salteada com brócolos e polpa de tomate com alho. Ficou simples, mas bom!

Depois do jogo acabar, decidi ir para o The Wine & Coffee Company, o café do Textile Fashion Center. Comprei um kanelbulle e sentei-me numa poltrona a depenicar o bolinho e a ler o meu livro "In Order To Live", pois a história, por ser verídica, é incrivelmente chocante e, de certa forma, fascinante. É estranho pensar que há pessoas a viver, nos dias de hoje, de forma tão deplorável. E surreal, devido ao modo de vida perpetuado pelos líderes Kim há já cerca de setenta anos... uma espécie de 1984 do George Orwell, mas bem real. Distopia.

Li durante uma hora e vim para casa, pois estava na hora de fecho do café. 
Já no palácio, estive a ler até às 16h50, hora de voltar a sair para ir para a aula de sueco.

A aula acabou por ser também mais leve que o habitual. A professora das quintas-feiras, de nome Charlotte, é bem bem melhor do que a nova professora das quartas-feiras. Fizemos dois jogos diferentes em grupo, e a aula acabou mais cedo, às 18h30, visto que a professora tinha o filho doente em casa.

De regresso ao meu refúgio, coloquei um tupperware com massa que tinha sobrado do almoço a aquecer no forno, e depois do jantar fui até ao ICA fazer umas compras essenciais de coisas que faltavam cá em casa.

Escusado será dizer que, já em casa de novo, não descansei enquanto não terminei o livro, e depois estive entretida num processo altamente educativo quanto procrastinador a pesquisar coisas sobre a Coreia da Norte. É um país tão bizarro. É mesmo essa a única palavra possível: (assustadoramente) bizarro.

Contente por ter finalizado mais um livro, adicionei-o à minha pilha de coisas para levar para França este fim-de-semana, para posteriormente o Francisco levar para Portugal... nomeadamente livros que já li aqui. Assim poupo espaço.

Estive a fazer videochamada com a minha amiga "Bolt" (Maria João), que está a fazer ERASMUS em Tampere, na Finlândia, o que foi muito bom, e depois estive a falar mais um bocado com o Francisco.

Agora estou aqui a escrever este post. Subestimo constantemente o tempo que me leva a escrever estas entradas... Estou a escrever e volta e meia olho para o relógio do computador e assusto-me!! 
O que vale é que amanhã só tenho aulas às 10h.
Novamente um dia comprido, com aulas entre as 10h e as 16h e depois uma reunião de grupo. 

E sábado voo para T O U L O U S E :) Apenas três dias, mas vão saber pela vida.

Beijinhos e até amanhã,

Inês


1 comment:

  1. Tudo bem, passaram as dores de cabeça...
    Já te desejei bom fim de semana no post 90 e só depois reparei que a seguir era tudo menos o tão esperado fim de semana!!!!
    Que seja mesmo bom e proveitoso!
    Beijinhos querida Inês.

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)