7.11.17

Erasmus na Suécia - Dias 84 e 85


Ontem tive mais uma aula de Sustainable supply chain management in apparel and textiles, entre as 9h e as 12h. Foi novamente muito intensa, no bom sentido!

De tarde fui tratar de burocracias de Erasmus (pedir uma assinatura, digitalizar, mandar para a FEUP, etc etc), e depois estive no café habitual a ler um pouco enquanto ainda estava de dia.

Às 16h começa o sol a pôr-se, assim disfarçadamente (mas toda a gente o topa!!), e eu decidi voltar para casa.

Fui às compras por volta das 18h, para "encher" o frigorífico e os armários. Entre as mercearias destacam-se duas embalagens de tofu, redbull, alho francês e cenoura, arroz integral, pão, papel higiénico, batatas aos cubinhos pequenos congeladas, batatas esféricas pequeninas congeladas, polpa de tomate, etc. 

Ao jantar comi sopa, que ainda tinha, e pão com queijo creme e ervas aromáticas, e estive a ver mais dois episódios da temporada 2 de Stranger Things. É engraçada e agora já me afeiçoei às personagens, mas não percebo como é que tem tanto hype.

----

Hoje acordei às 8h para mais uma aula das 9h às 12h, desta vez a aula introdutória da cadeira de Scandinavian Management, que também vou ter neste segundo período. O professor é muito simpático, mas estava a falar num ritmo lento, apetecia-me carregar no "x2", como se faz na televisão, para aumentar a velocidade!

Ele é psicólogo de formação, e a cadeira vai girar muito à volta de diferenças culturais no que toca à gestão. Dois trabalhos de grupo e um exame, como forma de avaliação. Parece interessante!

Fui dar uma volta com a Emmi e a Tia até ao centro depois da aula, e depois voltei para casa, para almoçar. Almocei uma dose de tagliatelle com cogumelos e tomate que ainda tinha e também aqueci batata doce aos palitos no forno, para gulodice. 

Lá comi e depois fui até aos correios... adoro ir aos correios. Não é que tenha enviado muita coisa desde que estou aqui... até agora enviei 3 cartas ao Francisco (uma foi um postal lamechas, mas as outras duas foram por motivos pessoais, nomeadamente documentos que ele tem de ter assinados por mim para o pedido do visto para a Rússia... maldito país!!!), 1 postal aos meus avós e tio Paulo e 1 postal aos meus pais e irmã, juntamente com um porta-chaves da loja de turismo de Borås (ah pois é!!) e um abre-caricas da Suécia. Para quem terá sido agora?? Depois vêem :)

Como ainda estava de dia, continuei a passear pelo centro, e fui ver algumas lojas com coisas já natalícias, para me inspirar, e depois acabei por comprar umas luvas quentinhas na Kappahl, uma loja sueca de roupa. São pretas, impermeáveis, e têm uma zona de tecido especial no dedo indicador e no polegar, para que não seja preciso tirar as luvas para mexer no telemóvel! 

Voltei para casa já a anoitecer, e estive a ver coisas no computador (de pijama e de luvas, porque eu sou mesmo assim, compro uma coisa nova e tenho logo de a usar, com orgulho!), até chegar à hora de sair novamente de casa para a primeira aula da cadeira de continuação de sueco. Ah pois é, meti-me nesta outra vez... 5h de aulas de sueco por semana! Já tenho o nível A1, e supostamente quando completar esta cadeira (em Dezembro) vou ter o nível A2. Vai-me sair da pele! Pela primeira vez conheço a dificuldade que é aprender uma língua não-românica (o inglês não conta!). Mas, como tudo, acredito que isto me poderá ser últil, e não podia dizer que não a aulas gratuitas de uma nova língua!

O meu sonho é poder ler qualquer livro na sua língua original, sem traduções... mas por agora contento-me com o português e o inglês. Também já me sinto capaz de ler livros em francês... a ver se agora, quando estiver em França, passo por uma livraria ou FNAC e compro um! :) 

Cheguei a casa às 19h30 e apressei-me a fazer o jantar. Decidi fazer aquilo a que chamo de 100 bacalhau com natas... uma versão do bacalhau com natas, sem bacalhau, com alho francês e cenoura desfiados a substituir! Ficou muito bom.

Depois do jantar estive a ver A Herdeira e a pesquisar coisas na Internet. Como sabem (ou deviam saber - estou a brincar), o novo álbum da Taylor Swift sai no dia 10 (sexta-feira!!) e eu estou em pulgas! Pré-encomendei a minha edição especial do álbum pela fnac portuguesa, e o Francisco vai trazer-me quando nos encontrarmos em França... porque aqui em Borås não encontro nenhuma loja de cds! Só cds em segunda mão! Eles muito gostam de coisas em segunda mão aqui... Já considerei ir até Gotemburgo comprar uma segunda cópia do álbum, porque não vou aguentar esperar! É muita emoção...

Bem, vou ver se durmo, que amanhã há aulas novamente às 9h! 
Já estava a ficar mal habituada...

Beijinhos,

Inês

1 comment:

  1. Olá, sabias q podes visitar St. Petersburg visa free?
    Bjinhos

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)