4.12.17

Erasmus na Suécia - Dia 111 (Santa Claus Village + Engagement)

Olá a todos,

Aqui estou eu de novo. 
Ontem acordámos às 6h30, uma vez que o comboio chegava às 7h15 a Rovaniemi. Tomámos banho na micro-cabine destinada para o efeito no comboio, arranjámo-nos e depois saímos do comboio... noite cerrada e muita, muita neve. 

Fomos colocar as nossas malas num dos cacifos disponíveis na estação e depois fomos comprar uma sande de queijo para cada um, em jeito de pequeno-almoço, no pequeno café da estação. Comemos e esperámos pelo primeiro autocarro, que partia às 8h10 da estação, rumo à famosa aldeia do Pai Natal, a sua residência oficial!

A viagem de autocarro durou aproximadamente 40min, pelo que chegámos à Santa Claus Village às 8h50. Como só amanhecia às 10h20, pudemos explorar o local ainda de noite, que fica lindo com todas as iluminações natalícias. Tirámos imensas fotos, fomos a lojas de recordações e comprámos o habitual íman para a nossa coleção do frigorífico e também um certificado oficial por cruzarmos o círculo polar ártico (na verdade já tínhamos estado dentro do círculo polar ártico quando estivemos em Kiruna, na Suécia, em Outubro... mas a cidade de Rovaniemi fica situada exatamente sobre a linha do círculo polar ártico, pelo que tem mesmo muita piada). 

Após explorarmos as imediações, decidimos ir até ao Santa Claus Post Office, a estação de correios oficial do Pai Natal. Mal se entra vê-se uma variedade de postais enormeeeeee. Há várias mesinhas com cadeiras e cadeirões para as pessoas se poderem sentar de forma confortável a escrever os seus postais para familiares e amigos. É que todos os postais enviados a partir desta estação de correios levam um selo oficial do Pai Natal e também um carimbo do círculo polar ártico :) Nas paredes estão também emolduradas várias cartas que o Pai Natal recebeu ao longo dos anos, de vários países.
Estivemos a escolher os postais que queríamos enviar e depois a escrever os mesmos... demorámos imeeeenso tempo, porque acho que escrevemos uns 7 postais cada um!

Terminada esta tarefa, decidimos ir finalmente conhecer o Pai Natal!! Entrámos no edifício respectivo, que na torre tem "Santa is here" escrito, super fofo, e logo veio um elfo dizer-nos que havia alguma fila naquele momento, pelo que teríamos de voltar dali a 15 minutos (às 11h45). Fomos ao cafézinho ao lado para eu beber um chocolate quente e depois voltámos e entrámos. Pensei que o escritório era logo ali, mas não! Há uns corredores muito engraçados até ao escritório propriamente dito, e deparámo-nos com uma fila enorme de pessoas. Até andou mais rápido do que o que estávamos à espera. Acho que entrámos no escritório do Pai Natal por volta das 12h25. 

Portanto, entramos no escritório, sentamo-nos ao lado do Pai Natal, tiramos a foto da praxe, e depois o Pai Natal começou a perguntar de onde éramos e quais os nossos planos... lá estivemos a falar e a contar da viagem que estávamos a/íamos fazer e eu a pensar "bolas, o Pai Natal nem nos manda embora nem nada, estamos a ter muito tempo de antena"... e eis que depois ele pergunta ao Francisco se ele também tinha alguns planos e ele começou a dizer que queria aproveitar a presença do Pai Natal para me dizer que eu sou isto e aquilo (elogios, vá) e eu aí só pensei "pronto, tinha de ser, que cringe!"... e depois ele levanta-se, e ajoelha-se e o Pai Natal tira uma caixinha do bolso e o meu cérebro parou eheheh. Não estava nada à espera, fui apanhada de surpresa... nem sabia que estavam a filmar, se não tinha feito um ar menos totó :) 
Ah, é verdade, a minha mãe estava a ver em directo... Há um site que permite ver o livestream do escritório do Pai Natal em directo, e eu tinha mandado o link para a minha mãe nos poder ver com o Pai Natal. Mal eu sabia o que iria acontecer uns minutos depois!! Claro que depois saímos, eu com os nervos à flor da pele, e tenho logo uma mensagem a dizer "omg estás noiva!!!" da minha mãe, mais um emoji de uma noiva, como não podia deixar de ser. De seguida fizemos videochamada e foi vê-la ali toda chorosa na câmara eheh :)

A reação das meninas Elfo foi também mesmo muito muito querida. Pareciam genuinamente felizes a dar-nos os parabéns e a soltar gritinhos quando viram as fotos :)

Regressámos de autocarro até à estação de comboios, onde o dono do apartamento que tínhamos alugado para passar a noite nos foi buscar e ajudar com as malas. O apartamento foi mesmo um excelente preço para a qualidade, visto que era muito confortável, com um quarto, cozinha, sala e quarto de banho... tudo muito quentinho, o que aqui na Lapónia, nesta altura do ano, sabe pela vida.

Estivemos a descansar e a responder a umas mensagens, e depois fomos a um mercadinho mesmo à beira do prédio comprar coisas para o pequeno-almoço do dia seguinte e também para lancharmos, visto que mal tínhamos almoçado e estávamos cheios de fome.

Depois o Francisco surpreendeu-me uma vez mais, uma vez que tinha reservado também uns dias antes um restaurante em Rovaniemi para termos um jantar de celebração de noivado :) Procurou um restaurante que tivesse comida vegetariana e trocou mensagens com eles eheh. Quando chegámos, às 18h30, tínhamos uma mesa muito acolhedora, onde até os guardanapos estavam dobrados em forma de coração! Veio logo uma menina muito atenciosa atender-nos, dar os parabéns e oferecer duas garrafinhas pequeninas de champagne para brindarmos. A comida estava bastante boa, e para sobremesa pedimos uma espécie de petit gateau com gelado de baunilha a acompanhar (gelado na Lapónia, é verdade!) e até o molho de chocolate vinha em forma de coração. Mesmo muito atenciosos, gostei! 

Saímos do restaurante por volta das 20h e caminhámos de volta até casa, onde estivemos novamente no "mundo das internets" e também a ver o episódio de "A Herdeira" do dia anterior.

Bem, como podem imaginar, foi um dia mesmo muito bonito e feliz, e que vou para sempre recordar :)

Quero agradecer publicamente a todas as pessoas que nos deixaram uma mensagem querida, não estávamos à espera que fosse tanta gente e ficamos muito contentes.

Beijinhos, e amanhã estou de regresso para vos contar o dia de hoje!

Inês












4 comments:

  1. Olá queridos noivos:

    Desde ontem, à medida que vou lendo o vosso dia , sinto-me a ler um dos mais lindos contos de fada que li aos 7, 8 anos que eram um encanto no meu tempo de criança, mas este é real e eu já bem "idosa" , mas continuando a sonhar como em miúda... só consigo dizer-vos, com alguma emoção: lindo o vosso pedido de casamento! Parabéns.
    Quero ainda dizer-vos que festejem este dia por muitos anos e, se possível, vão até ao Palácio do Pai Natal festejar, relembrar e reviver este fantástico dia de sonho!!!!
    Desculpem-me se abuso, mas parece que vos conheço há muito, pelo que me atrevo a deixar-vos um abraço muito apertadinho nos dois. Grata por me permitirem partilhar deste acontecimento tão importante nas vossas vidas.
    Beijinhos para os lindos noivos.
    Continuação de boa viagem.

    ReplyDelete
  2. Parabéns noivos queridos.
    Será que o Francisco também escolheu a capicua (dia 111 na Suécia) para fazer o pedido? É mais um motivo para recordar (eu e as minhas relações e gostos pelas simetrias).
    Fico feliz por vocês e por teres gostado Inês.
    Continuação de bom passeio e pré-lua de mel 🙄😪😍
    Muitos beijinhos quentinhos

    ReplyDelete
  3. Estando eu eu ainda a recuperar do choque termico que me deixou sem voz apos mais de um mes em Portugal, posso dizer que me deixaram literalmente "Speechless"...
    Confesso que foi uma surpresa. Uma fantastica surpresa.
    Que me fez recordar com um sorriso um "impulso" semelhante, num outro tempo, numa outra viagem...
    E desejar que apesar dos altos e baixos, e das curvas e contra curvas do vosso futuro juntos, sejam sempre muito, muito felizes.
    Bjinhos

    P.S - Interessante verificar que a DIFERENÇA traz sempre um estigma negativo associado e que ha sempre um ser iluminado que se acha mais inteligente e superior aos demais...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei se o outro ser acabou por voltar a dar o ar da sua graça (visto que o comentário foi eliminado , o que acho super razoável , ninguém tem de levar com pessoas negativas que se escondem por detrás de um computador ), tenho só de concordar que há sempre quem sinta necessidade de “mandar vir “ e achar que tem algum poder na vida das outras pessoas.
      Não entendo qual seja sequer o problema : duas pessoas adultas que se amam e que se acham preparadas para tomar esse passo na sua vida e na sua relação , não deveria dar muito mais azo a qualquer comentário sem ser os de parabéns e de felicidades .

      Delete

Please feel free to leave a comment :)