5.12.17

Erasmus na Suécia - Dia 112 (Actividades em Rovaniemi)

Olá, boa noite...

Apesar de muito cansada (estamos agora no autocarro a caminho de São Petersburgo e eu estou a fazer um trabalho para a faculdade), não podia deixar de vir dar um saltinho para vos contar sobre o dia de ontem.

Acordámos às 7h30, uma vez que já tínhamos planeada de antemão uma tour que nos iria ocupar grande parte do dia (no total foram praticamente 6h) e iniciava às 9h45.

Após uns minutos de ronha lá nos levantámos para a rotina matinal: tomar banho, vestir, tomar o pequeno almoço.

Este dia foi bem mais gélido que o anterior: máxima de - 7 e mínima de - 13! Muito fresquinho. 
Saímos de casa com as malas e caminhámos primeiro até à estação de comboios para deixar as malas nos cacifos. De seguida, fomos novamente a pé até ao centro, mais propriamente à porta do hotel onde tínhamos combinado que o nosso guia nos iria buscar. 

Para além de mim e do Francisco, havia outro casal irlandês a fazer a mesma tour. Passámos primeiro pelos escritórios da empresa para vestirmos roupas quentes (um macacão, outro par de meias, um par de botas de neve) que eles nos forneceram e ainda uma balaclava e um capacete. 

Já equipados, fomos na carrinha até a um parque de snowmobiles (uma espécie de mota para andar na neve). O nosso guia ia a conduzir o snowmobile e nós os quatro íamos num trenó puxado pelo mesmo.

O início do caminho era muito instável, com imensos solavancos, uma vez que a neve não estava distribuída uniformemente, e por isso a viagem não era muito agradável... Mas depois abrandou e pudemos finalmente apreciar devidamente o percurso... Uma floresta sem fim repleta de neve... Lindo!

Passados cerca de 35 minutos, chegámos à primeira paragem: uma quinta de renas! Aqui pudemos experimentar conduzir um trenó conduzido por uma rena, depois de receber as devidas instruções, e receber depois a carta de condução de rena (válida por 5 anos, eheh). Depois desta experiência de condução, e visto que estávamos a congelar, fomos para dentro de uma cottage que funcionava, penso eu, como restaurante, e onde tínhamos à nossa espera café, leite, chá e bolinhos. Enquanto comíamos, estivemos a receber informações e curiosidades acerca do animal especial que é a rena. 

Mais instruídos, voltámos cá para fora e estivemos a descer de uma encosta com uns mini trenós de plástico e a tirar fotografias. Foi divertido! 
Prontos para seguir viagem, voltámos a subir para o trenó grande e seguimos viagem durante mais algum tempo, desta vez até a uma tenda tipi (uma tenda afunilada, típica da Lapónia), onde o nosso guia fez um fogo no interior para podermos cozinhar o nosso almoço. Havia salsichas, nuggets, pão, queijo, maçarocas e, para mim que sou vegetariana, também umas panquecas de cenoura e outras de espinafre. Soube mesmo bem estar ali a cozinhar a comida (no espeto) no fogo, especialmente considerando o frio que fazia lá fora.
Durante o almoço houve um momento engraçado, em que estávamos a falar da aldeia do Pai Natal e o nosso guia disse: "ontem até houve um casal que ficou noivo em frente ao Pai Natal!" e mostrou-nos uma fotografia que estava no grupo do whatsapp dos guias de Rovaniemi... Éramos nós!!! Não sei como a foto foi ali parar, mas foi engraçada a coincidência. 

Depois do almoço estivemos a tirar fotografias, dado que o sol já se estava a pôr, e a brincar na neve, que tinha tantas camadas, que me passava os joelhos! Adorei brincar na neve. 

Voltámos a subir para o trenó puxado pelo snowmobile, desta vez rumo à nossa última paragem: o husky Park... Uma espécie de quinta para huskys. Aqui pudemos também dar um passeio de trenó puxado por um grupo de 11 huskys durante cerca de 15 minutos... Acho que não teria aguentado mais, por causa do frio, mas foi espectacular!

Depois do passeio estivemos a ver os outros cães e também dentro de uma pequena cabine a beber glögg (vinho quente) com bolachas de gengibre e a ouvir as explicações de que uma menina que trabalha na quinta sobre os cães. Foi interessante! 

Saímos do Husky Park já de noite, e voltámos de trenó até ao parque de snowmobiles onde estava a carrinha. 
Na carrinha voltámos aos escritórios para despir as roupas de neve e reaver os nossos pertences. Por esta altura já eram 16h e tal. Dado que o nosso comboio noturno de regresso a Helsínquia era apenas às 18h, decidimos ir para um café fazer tempo. Estivemos lá a aquecer-nos, e depois fizemos o caminho a pé de regresso à estação. Foram 25 minutos a enfrentar uma temperatura de - 13 graus... Mesmo muito muito frio! Mas gostei. 

Já no comboio, não tivemos a mesma sorte que da primeira vez. O Francisco estava numa cabine na carruagem 47 e eu noutra na carruagem 48. Estivemos ainda a conversar e a navegar os dois na Internet até às 19h 15 e depois o Francisco foi para a carruagem dele. Eu estive a escrever o post no blog, que leva sempre muito mais tempo do que o que parece, e depois deu-me uma grande soneira e fui dormir, acabando por não fazer nada para a faculdade!

É por isso que agora já são 03h20 aqui na Rússia (acabámos de passar a fronteira e em São Petersburgo são mais 3h do que em Portugal, já agora) e vou ter de acabar o trabalho, der por onde der!

Amanhã cá estou eu novamente para vos contar o dia de hoje, que foi passado em Tallin. 

Beijinhos, 

Inês
















4 comments:

  1. Lindos os meus meninos!
    A propósito do teu espanto por o guía ja saber e ter o video do pedido vi ha polvo que o video ja tem 3102 visualizações. Nāo admira que o guía ja soubesse. A avaliar pelos vossos e meus amigos que viram e comentaram...
    Boa estadia na Rússia.
    Beijinhos e bom estudo

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Estava repetido e apaguei Inês.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Uhauuuuuu, o sonho continua e o conto de fadas também...Claro que o guia já sabia, não vos reconheceu por estarem mascarados, não? O casal mais famoso da Lapónia e arredores, ahahaa
    Continuo a ver tudo como se andasse atrás a espiar-vos, ihihihiiLindo , muito lindo.
    Gosto desses locais todos e hoje estive a aprender umas coisas sobre a Estónia...Faz sempre bem!
    Inês só lamento teres que estudar, mas como sabes "não há bela sem senão" Força e resolves isso tudo...
    Continuação de óptima viagem. desfrutem S. Petersburgo. O Museu é dos melhores do Mundo....

    Beijinhos meus queridos, até amanhã.

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)