7.12.17

Erasmus na Suécia - Dia 113 (Tallin)

Olá a todos! Ontem acabei por  não ter tempo para escrever aqui, portanto aqui estou eu para vos contar do dia passado em Tallin.

Terminei o post da última vez com o comboio que apanhámos em Rovaniemi de regresso a Helsínquia. 
Lá fui dormindo, apesar de ter acordado várias vezes por hora, e às 6h15 chegámos a Helsínquia. Antes ainda tive tempo para tomar um duche na cabine de duche da carruagem e tratar da minha higiene pessoal, para começar bem o dia. 

Uma vez que tínhamos apenas meia hora para chegar ao ferry que nos iria levar para Tallin, decidimos apanhar um táxi mal chegámos à estação. Uma opção um bocadinho cara, mas sem dúvida preferível ao stress de estar a caminhar durante meia hora de noite até ao terminal dos ferries. 

Lá chegámos e fizemos a entrada no barco, que é enooorme. Com partida às 7h30, a viagem durou duas horas, e eu dormi durante o percurso praticamente todo. 
Quando chegámos a Tallin já tinha amanhecido, e resolvemos apanhar um Uber para ir até à estação de autocarros deixar as nossas malas num dos cacifos. Sim, porque às 23h deste mesmo dia iríamos apanhar um autocarro para São Petersburgo, a primeira paragem na nossa incursão pela Rússia. 

Sem as malas, mais leves, estávamos agora apenas esfomeados, pelo que apanhámos novo Uber em direcção ao centro da cidade, onde eu tinha escolhido previamente um café para tomarmos o pequeno almoço. 
Lá chegamos às 10h, e enquanto eu comia as minhas papas de aveia com fruta e leite de soja, e o Francisco os seus ovos escalfados com bacon e batatas, a nossa companhia para o dia estava também a desembarcar em Tallin, às 10h30. 

Sim, tivemos a sorte de contar com a companhia da minha amiga Bia e da Bolt (Maria João), que resolveram também vir a Tallin passar o dia :) Elas vieram ter connosco ao café e estivemos a conversar. 

Às 12h resolvemos ir fazer uma free walking tour por Tallin. Para quem não sabe, as free walking tours são uma maneira muito interessante e económica de conhecer uma cidade. São tours com duração normalmente de duas horas, com um guia local, e são grátis, ou seja, funcionam apenas por gorjeta (no final a pessoa dá ao guia o que quiser/puder). 

A nossa tour foi feita com uma menina nos seus 20 e tal anos, muito simpática e engraçada, e durou até às 14h. Foi uma boa maneira de ter um panorama geral da old Town (cidade velha) e conhecer várias curiosidades. Sabiam por exemplo que a Estónia tem uma população de apenas 1,4 milhões e que um terço da mesma vive na capital? E que a Estónia tem apenas 26 anos de independência? 

No final da tour, resolvemos ir almoçar, e fomos ao Kompressor, um restaurante de panquecas muito popular em Tallin. Fiquei completamente cheia, nem consegui terminar a minha panqueca (recheada com queijo e alho)! 

Terminado o almoço, fui fazer uma reserva num restaurante vegan com muito bom aspecto,  pelo qual tínhamos passado, já para o jantar, fomos a umas lojas e depois estivemos a passear no mercado de Natal, que é pequenino, mas adorável. É considerado um dos mais pitorescos da Europa! Bebi glögg (vinho quente com especiarias), como não podia deixar de ser. 

Depois de mais um passeio, despedimo-nos da Bia e da Bolt, visto que elas tinham de apanhar o ferry de regresso a Helsínquia, e depois andámos a dar mais uma volta pela cidade, já de noite, a tirar fotografias, e parámos depois num café muito acolhedor para fazer um bocadinho de tempo até ao jantar. Tallin é capaz de ser a capital com mais restaurantes e cafés acolhedores que já vi! Tem mesmo muitos. 

Às 20h entrámos no restaurante e estivemos a jantar. Adorei, adorei! Para além de acolhedor, a comida era mesmo muito muito boa, tanto o prato como a sobremesa. 

No final voltámos a apanhar um Uber de regresso à estação de autocarros, e por lá ficámos a fazer mais algum tempo até às 23h, onde entrámos no autocarro que nos levaria a São Petersburgo e onde começou também uma longa noite.

Beijinhos, 

Inês














1 comment:

  1. Já contei que estive, à vossa custa, a pesquisar sobre a Estónia e gostei muito de tudo o que aprendi, sem ver...imagino a vossa "sorte" em andar mesmo por aí a ver ao vivo e a cores, como soe dizer-se!!!!
    Tudo bom lindo e diferente, mas cansativo!...eu fico cansada só de imaginar...dorme bocado aqui, ali,...carrega mochila,... e deve dar uma fome, daquelas!

    Continuem a desfrutar e a permitir que eu vá desfrutando, noutra escala, mas mesmo assim muito bom! Grata amores e beijinhos.

    M. Laura

    ReplyDelete

Please feel free to leave a comment :)